Cafés e Bares

Zacaffé. Marca italiana acusa nova cafetaria da Zara em Madrid de “aproveitamento”

A Inditex abriu o espaço em novembro do ano passado, o primeiro da gigante espanhola da moda. O nome não agradou a todos.
Abriu em novembro.

Em novembro do ano passado, a Zara avançou na sua estratégia de diversificação ao inaugurar a sua primeira cafetaria, designada Zacaffé, numa loja dedicada à moda masculina em Madrid. Contudo, o nome escolhido não agradou à empresa italiana Zicaffé,  especializada na torrefação e exportação de café.

Com mais de 90 anos de tradição, a Zicaffé solicitou ao Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIOP) que impedisse a gigante da moda Inditex de utilizar o nome Zacaffé, alegando que é demasiado semelhante ao seu. Apesar de a Zara ter requerido o registo da marca a 7 de outubro, a Zicaffé apresentou um pedido de oposição a 25 de dezembro, dentro do período legal de três meses.

A empresa italiana fundamenta a sua oposição afirmando que “zi” e “za” são foneticamente próximos, existindo assim um “risco de confusão junto do público”. Além disso, a Zicaffé destacou que a utilização do nome poderia levar a um “aproveitamento indevido ou a um detrimento do caráter distintivo, ou da reputação da sua marca”. O desfecho do caso está agora nas mãos do gabinete europeu, que decidirá se aceita ou rejeita a queixa.

A inauguração do Zacaffé na nova loja da Zara Homem, localizada no número 14 da Rua Hermossila, em Madrid, integra uma estratégia mais abrangente da Inditex que visa oferecer novas experiências ao consumidor e aumentar as vendas.

Inspirada na Casa Árabe de Madrid, a cafetaria combina a arquitetura neomudéjar — um estilo característico de Espanha — com uma aposta cultural e gastronómica. O espaço, concebido pela Art Recherche et Industrie, distingue-se pelos seus tijolos e tons quentes que evocam a história da capital espanhola.

@sof1agarcia

Zara has just launched its very first Zacaffè—a must-visit spot where you can enjoy coffee and shop at the same time!☕️ @ZARA #zacaffè #zara #zaramen

♬ Trendsetter – Connor Price & Haviah Mighty

Além da cafetaria, a nova loja da Zara, com uma área de 700 metros quadrados, oferece outras experiências, como exposições de arte e zonas temáticas reservadas às coleções Origins e Zara Athleticz. O grupo aposta na “sinergia entre moda, cultura e gastronomia” para posicionar a marca num segmento mais alargado, além do vestuário e acessórios.

A Inditex anunciou também planos de expansão internacional, com a intenção de levar o conceito para outros mercados, como o Japão e a Coreia do Sul, em 2025, estabelecendo um vínculo cultural do Zacaffé com cada cidade.

Antes da inauguração em Madrid, o grupo já havia testado o conceito em Lisboa, na loja do Rossio, onde existe um pequeno café que serve pastéis de nata. Localizado no piso zero, o Zara by Castro resulta de uma parceria entre a marca e a pastelaria do grupo Plateform.

“A marca quis proporcionar uma experiência singular que refletisse a essência da loja e, foi neste contexto que surgiu a colaboração com a Castro, que, pela sua qualidade, rigor e atenção ao serviço, acrescenta um toque especial ao que se vive no espaço”, realça o diretor de marketing e comunicação da Plateform, Tiago Veiga.

O espaço conta com 20 lugares, sendo 12 sentados, ideal para quem deseja fazer uma pausa durante a maratona de compras. A decoração foi pensada em harmonia com a loja, com louça foi desenhada pela Zara Home especialmente para a pastelaria. Estas peças não estão apenas ao serviço dos clientes— também podem ser adquiridas para uso doméstico.

Carregue na galeria para ver mais imagens da primeira pastelaria Zara by Castro, no Rossio, em Lisboa.

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