Restaurantes

Chef João Rodrigues volta a ser o grande vencedor dos prémios “Mesa Marcada”

É o quarto ano consecutivo que fica em primeiro lugar nesta cerimónia do conhecido blogue português.
Foto de Paulo Barata.

João Rodrigues, responsável pela cozinha do Feitoria, o restaurante do Altis Belém, em Lisboa, foi o grande vencedor da edição 2019 dos prémios “Mesa Marcada”. A cerimónia levou até à Gare Marítima de Alcântara mais de 350 convidados, entre chefs, enólogos, sommeliers, jornalistas e gastrónomos na noite desta segunda-feira, 20 de janeiro.

O Feitoria ficou em primeiro lugar no top 10 dos restaurantes, já João Rodrigues conseguiu também a primeira posição no ranking dos chefs — estes dois prémios repetem-se há três anos, já o chef ganha a distinção há quatro.

Nos lugares seguintes dos 10 melhores chefes ficaram José Avillez e Hans Neuner. Já nos melhores restaurantes, a tendência inverteu-se, com o Ocean em segundo e o Belcanto em terceiro.

O blogue “Mesa Marcada”, criado em 2009 por Miguel Pires e Duarte Calvão, destacou ainda outros espaços e chefs em diferentes categorias. O prémio especial Cutipol Carreira, por exemplo, foi dado a Joachim Koerper, pelo seu trabalho no restaurante Eleven nos últimos 15 anos. O ano passado tinha ganho Dieter Koschina.

Conheça, a seguir, os 10 melhores restaurantes de 2019 e o top doa 10 melhores chefes de 2019. Pode consultar a lista completa de vencedores no site de gastronomia.

10 melhores restaurantes de 2019

1.º: Feitoria 

2.º: Ocean

3.º: Belcanto

4.º: Prado

5.º: Fifty Seconds

6.º: Epus

7.º: Eskalduna Studio

8.º: Alma

9.º: Loco

10.º: The Yeatman

10 melhores chefes de 2019

1.º: João Rodrigues (Feitoria / Altis Belém)

2.º:  José Avillez (Belcanto)

3.º: Hans Neuner (Ocean)

4.º: António Galapito (Prado)

5.º: Vicent Farges (Epur)

6.º: Vasco Coelho Santos (Euskalduna)

7.º: Alexandre Silva (Loco)

8.º: Henrique Sá Pessoa (Alma)

9.º: Dieter Koschina (Vila Joya)

10.º: Filipe Carvalho (Fifty Seconds)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT