Gourmet e Vinhos

14 casos de salmonela associados a manteiga de amendoim — a marca vende-se em Portugal

Os casos apenas foram identificados nos Estados Unidos. Em causa está a marca Jif que também está à venda em Portugal.
Em causa estão os produtos da Jif.

Desde o início do ano que têm sido identificados vários casos de salmonela associados aos chocolates Kinder. Num dos últimos balanços foram identificados mais de 320 pessoas na Europa. Nos Estados Unidos foi descoberto um novo surto desta doença, desta vez relacionado com o consumo de manteiga de amendoim.

Em causa está a marca Jif que também se encontra à venda em algumas lojas em Portugal, como a Flavers ou a Liberty. Segundo as autoridades norte-americanas a marca recolheu várias referências do mercado, todas produzidas na fábrica de Lexington, em Kentucky.

“A nossa principal prioridade é garantir que nossos consumidores entendam os detalhes que justificam esta recolha. Reconhecemos a confiança que têm em nós e a nossa reputação é construída com base compromisso fundamental com altos padrões de qualidade dos ingredientes e do processo de fabrico”, disse a marca ao “Food&Wine”.

Até este momento foram conhecidos 14 casos de salmonela em 12 estados dos EUA, como a Carolina do Norte, Nova Iorque, Carolina do Sul, Arkansas, Geórgia ou Illinois. As pessoas que detinham produtos dos lotes descritos foram aconselhadas a não os consumirem.

Dores abdominais, febre, náuseas e vómitos são alguns dos sintomas associados à salmonela. Os clientes foram ainda aconselhados a desinfetar bem todos os utensílios de cozinha que tenham entrado em contacto com a manteiga de amendoim.

Não existem relatos de casos fora dos Estados Unidos. Ainda assim, convém verificar se tem em casa algum destes produtos. Os lotes terminam com o código 425, que indica que foram produzidos na fábrica de Kentucky não devem ser consumidos.

A manteiga de amendoim está à venda em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT