O vinho faz parte da cultura portuguesa e na maioria das casas nacionais não falta uma garrafa de um tinto, ou branco. Nos jantares de grupo, até é habitual que um dos convivas se considere um conhecedor, seja qual for o grau de conhecimento sobre o tema.
A popularidade do vinho é cada vez mais transversal e leva muitos à descoberta das regiões que o produzem, da sua história, cultura e tradições. É o chamado enoturismo e já se tornou tendência em Portugal.
Para assinalar o dia mundial desta forma de fazer turismo, que se celebra no segundo domingo de novembro, ou seja no próximo dia 13, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal oferece programas especiais em parceria com vários produtores desta região demarcada.
Há provas de vinho temáticas de São Martinho, música, petiscos regionais e visitas guiadas — as opções são várias, mas todas têm o mesmo objetivo: dar a conhecer a dinâmica, a diversidade e o potencial da região de Setúbal. Sim, porque, além da envolvente paisagística e do seu património histórico, a cultura da vinha e do vinho é considerada uma joia no região que tem conferido uma posição de destaque aos municípios do distrit.
Carregue na galeria para conhecer as cinco atividades propostas.