Os portugueses desperdiçam, por dia, 184 quilos de alimentos. Portugal é o quarto país da Europa que mais produtos alimentares deita fora anualmente, e há muitos que não se contentam com isso, optando por alternativas mais amigas do ambiente. A Auchan acaba de lançar uma novidade que irá agradar a quem gosta de poupar: as Happy Boxes. O objetivo é, claro, combater o desperdício.
As caixas custam 2,49€ e trazem cinco quilos de frutas e legumes — prontos a consumir. Uma vez que o stock depende do estado de conservação, não saberá exatamente que produtos irá receber. O objetivo é aproveitar produtos que seriam deitados fora porque perderam “as características para a comercialização regular”, explicam.
Pêras, maçãs, kiwis, pêssegos, nectarinas, bananas, citrinos, nabos, pimentos, beterrabas, cenouras, curgetes, cogumelos e pepinos são apenas alguns dos vegetais que poderá encontrar na caixa.
“A redução de desperdício alimentar é um compromisso da Auchan há vários anos, que procura diariamente soluções que conjuguem a prevenção com as melhores soluções para os nossos clientes, sem prejuízo da qualidade dos produtos que comercializamos”, explica Tânia Covas, responsável pelo projeto de anti-desperdício da empresa.
O objetivo da iniciativa é ajudar a combater o desperdício alimentar, “dando uma nova vida ao excedente de legumes e frutas, com um valor de venda muito competitivo”, conclui.
Atualmente, esta novidade apenas está disponível nos super e hipermercados da Auchan. Embora não revele uma data, garante que chegará “em breve” àquelas lojas mais pequenas que encontramos nos vários bairros portugueses (as chamadas My Auchan).