Gourmet e Vinhos

A Bimby é a melhor amiga deste chili rápido e cheio de sabor

É um prato mexicano com muitas variações. Esta é semelhante à original, mas não precisa de ter dotes de chef para o fazer.
Uma receita com muito sabor.

O chili é um dos pratos mais famosos da culinária mexicana, conhecido por ser uma receita pesada e muito picante. Costuma levar carne picada, feijão, alho, cebola, pimento e muitas especiarias, tornando-se uma receita extremamente saborosa, devido à variedade de ingredientes que a compõem. Acredita-se que seja originária de 1529, quando o frade franciscano Bernardino de Sahagún descreveu “ensopados temperados com pimenta” como uma das principais iguarias consumidas na capital asteca Tenochtitlán.

Atualmente, há muitas variações deste prato, seja a versão vegana, com carne de frango ou com feijão-branco em vez de preto ou vermelho. Porém, a mais rápida e eficaz é, sem dúvida, a receita de chili feita na Bimby que a influencer Helena Coelho partilhou na sua conta de Instagram. Faz-se em dois tempos e resulta sempre, sem precisar ter dotes dignos de um chef. 

Do que precisa

— 30 gramas de azeite
— 150 gramas de cebola
— 1 dente de alho
— 25 gramas de pimento vermelho
— 500 gramas de carne picada
— 300 gramas de tomate em pedaços
— 500 gramas de feijão-vermelho
— mistura de especiarias com pimenta-preta, molho sweet chili ou piri-piri (opcional), coentros, cominhos e sal q.b.

Como se faz

Coloque no copo o azeite, a cebola cortada em pedaços, o dente de alho, uma pitada de cominhos e programe cinco segundos na velocidade 5. A seguir, ponha o cesto sobre a tampa, em vez do copo, e programe cinco minutos, a 120 graus, na velocidade 1. Adicione o pimento vermelho cortado em pedaços, e repita o procedimento anterior do cesto. Selecione 5 segundos em velocidade 5.

Acrescente a carne picada, o tomate em pedaços e um pouco de sal. Envolva bem com a espátula, repita o procedimento do cesto sobre a tampa, em vez do copo, e programe 25 minutos com temperatura 100, velocidade colher.

Finalmente, adicione o feijão escorrido, coloque novamente o cesto sobre a tampa e selecione dois minutos, 100 graus na velocidade colher. Retifique o sal e acrescente os temperos a gosto. Sirva com coentros.  

Carregue na foto para conhecer oito espaços com chili em Lisboa e no Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT