Gourmet e Vinhos

A carne com vinho tinto de Clara de Sousa é o prato de conforto deste outono

Esqueça as pressas e anote os ingredientes. A refeição exige uma cozedura lenta para garantir sabores intensos.
Ideal para servir nos dias frios.

Nem tudo tem que ser feito a correr e com poucos ingredientes. Por vezes é preciso parar e planear — e o tempo é, quase sempre, o maior aliado do sabor.

Um costeletão de novilho é precisamente o ponto de partida que a jornalista Clara de Sousa escolheu para criar esta receita. A pivô, que tem feito sucesso online com as suas receitas — e faz parte do universo NiT desde março —, aconselha uma confeção não inferior a três horas, recheada com muitos ingredientes que vão enriquecer o sabor deste prato de outono.

“É uma peça com maior quantidade de gordura, o que lhe dá uma suculência extra e um sabor único, seja para cozinhar lentamente no forno, seja para grelhar nas brasas”, nota a jornalista, que refere que a peça pode ser trocada por chambão de novilho.

Depois só tem que seguir as instruções para criar este estufado rico, pôr tudo no forno e esperar pacientemente. Caso dispense o álcool na sua alimentação, pode substituir o vinho por um caldo de carne misturado com vinagre balsâmico. Para adocicar o sabor, a pivô adiciona a cenoura — um legume nutritivo que tem quatro gramas de açúcar natural em cada 100 gramas. Tome nota.

Do que precisa

— 2 quilos de costeletão de novilho
— 3 colheres de sopa de azeite
— 2 cebolas
— 6 dentes de alho
— 1 colher e meia de sopa de pasta de tomate
— 30 gramas de farinha de trigo
— 500 mililitros de vinho tinto
— 250 mililitros de água
— 2 colheres de chá de açúcar amarelo
— 1 folha de louro
— 6 hastes de tomilho
— 2 cenouras grandes
— sal grosso e pimenta-preta q.b.

Como se faz

Comece por tirar a gordura da carne, com uma faca afiada. Corte-a em bocados grandes e tempere com sal e pimenta. Num tacho, coloque metade do azeite e deixe dourar também metade da carne em lume forte. Retire-a e repita o processo com a restante. 

Na mesma panela, adicione a cebola e o alho picado com a pasta de tomate. Junte a farinha e misture tudo, deixando cozinhar por um minuto. Verta o vinho tinto, a água e açúcar e acrescente o louro e tomilho. Assim que começar a ferver, junte os pedaços de carne e acerte o sal. 

Meta uma folha de papel vegetal por cima e tape com a tampa, levando ao forno pré-aquecido a 165 graus. Deixe cozinhar durante duas horas. Enquanto aguarda, aproveite para cortar as cenouras em rodelas. O legume deve ser adicionado no fim das duas horas, sendo que irá cozer durante mais uma. 

Retire a carne do forno, escolha um acompanhamento e sirva a gosto. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis e igualmente fáceis de preparar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT