Gourmet e Vinhos

A comida de Coimbra é uma das melhores do mundo. Mas havia dúvidas?

Foi precisamente por isso que esta região de Portugal recebeu uma distinção internacional. Damos-lhe algumas sugestões do que pode provar.
Iguarias locais.

Do clima ameno às paisagens únicas e cheias de cor, dos rios perfeitos para os trilhos na natureza, praias espetaculares para descansar e um património histórico riquíssimo, há uma característica que este ano destaca a Região de Coimbra como um dos destinos perfeitos para conhecer nos próximos tempos. Falamos da riquíssima gastronomia desta região de Portugal.

O que é que o arroz doce tem de especial? Como é que nasceu a chanfana? O que é arte xávega? Porque é que há pessoas que percorrem quilómetros para comer “aquele” arroz de lampreia? Há um milhão de histórias gastronómicas para descobrir na Região de Coimbra, por isso é que esta foi distinguida internacionalmente pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura Arte e Turismo (IGCAT) como Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, com o mote “A Million Food Stories”.

O título de Região Europeia de Gastronomia oferece à Região de Coimbra, entre outras, a oportunidade para alavancar a interligação da gastronomia com a cultura, com o turismo e a economia, através da qualificação e inovação, aumentando a notoriedade da Região e concorrendo para a criação de valor e coesão social.

E é, provavelmente, o maior e melhor roteiro gastronómico do País: 14 produtos distintivos regionais e 19 municípios, cada um com a sua singularidade e obrigatoriedade de provar e conhecer. Os famosos vinhos da região de Coimbra, que neste território abrangem as DOP Dão e Bairrada e a IGP Beira Atlântico Terras de Sicó, também fazem parte deste roteiro imperdível.

filme promocional da distinção já recebeu o prémio “Danúbio Azul – Melhor Filme de Turismo Gastronómico”, no SILAFEST, Festival Internacional de Turismo e Ambiente da Sérvia, que decorreu em Veliko Gradiste, na Sérvia. 

Subjacente a este título está o reconhecimento da construção de um projeto que reflete a vontade de valorizar a identidade, diversidade e autenticidade dos territórios e das comunidades locais, através de narrativas em torno da gastronomia. O projeto tem em curso um conjunto de iniciativas que se integram em grandes temáticas como a valorização do Património Gastronómico, a promoção do conhecimento e da inovação, a capacitação dos agentes e qualificação da oferta e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Entre as iniciativas já realizadas na Região, destaca-se a seleção de chefs embaixadores dos 14 produtos distintivos da região, os concursos de empreendedorismo sob a temática da gastronomia, os concursos regionais e internacionais de “food gifts” tradicionais, os concursos regionais de seleção de chefs de cozinha emergentes, os programas de capacitação de operadores económicos na área da restauração e as estratégias de apoio à comercialização de produtos regionais.

Um dos exemplos em destaque são as medidas de apoio à restauração: um passaporte, 19 menus com o melhor que a tradição gastronómica de cada município tem para oferecer e vouchers de desconto para uma incrível viagem à descoberta da gastronomia regional e das suas “estórias”.

Muitas são as iniciativas que estarão a decorrer no território até junho de 2022. Pode acompanhá-las no site tastecoimbraregion.pt. Por todos estes motivos, sugerimos que prove os deliciosos sabores da Região de Coimbra — não se vai arrepender.

Este projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Programa Valorizar – Valorização dos Território do Interior, do Turismo de Portugal.

Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT