O primeiro fim de semana de setembro será regado a vinho em São João da Pesqueira. O concelho tem a maior área de vinhas no Alto Douro Vinhateiro e quer celebrá-lo com mais uma edição do Vindouro ‒ Festa Pombalina, um dos eventos mais tradicionais da região. As festividades arrancam a 30 de agosto e prolongam-se até 1 de setembro.
Delfins, Matias Damásio e Putzgrilla estão responsáveis pela animação das noites na Praça do Marquês durante o fim de semana.
Nesta edição, dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto também apresentam novidades e rótulos intemporais. Para os curiosos, vão existir as sessões “Conversas Sobre Vinho” para ajudar ao entendimento daquilo que pode ser provado na festa. “Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa”, “Rosados estão na moda”, “Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha daí”, são alguns dos temas que vão ser abordados.
A festa relembra ainda a atmosfera do século XVIII e celebra a importância que Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro. Com trajes da época, os protagonistas do Mercado Pombalina vão recriar a tradicional venda de produtos locais. O Jantar Pombalino no Palácio de Cidrô, com animação à época, contará nesta edição com a presença do Chef Chakall.
O Vindouro também vai ser palco do III Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que os provadores da Revista de Vinhos avaliam os vinhos dos produtores que estão a competir no evento. Os vencedores são conhecidos a 1 de setembro, domingo, no mesmo dia em que acontece o habitual Leilão de Vinhos Generosas, uma oportunidade única para levar para casa vinhos raros.