Uns comparam-no a um granizado com gelo preto; outros garantem que parece um sumo de maracujá com sementes. Há quem diga que explode na boca ou que nem sequer tem sabor. Em boa verdade, é impossível chegar a um consenso sobre o bubble tea.
O chá de bolhas, também conhecido como chá boba, é uma bebida com alto teor de café e açúcar, feita de chá, leite, xarope e as inconfundíveis “pérolas” de tapioca pretas. As bolinhas do zhen zhu nai cha (o nome da bebida em mandarim) não resultam da carbonatação, mas sim de uma pilha de bolas de amido de mandioca, doces e mastigáveis, que se acumulam no fundo do copo e devem ser sugadas com o líquido com uma palhinha extra larga.
As primeiras fórmulas surgiram nos anos 80 nas tradicionais lojas de chá de Taiwan. Aos poucos, a nova bebida foi conquistado os locais e, mais tarde, os turistas. Anos depois, o conceito haveria de se espalhar um pouco por todo o mundo, dando início à febre dos bubble teas.
Por cá, não foi diferente. Nos últimos meses têm surgido vários espaços com esta bebida nos menus, mas poucos se atreviam a preparar um destes chás asiáticos em casa. Tudo mudou quando surgiu um kit DIY (faça você mesmo) no Auchan, que se tornou viral nas redes sociais.
O preparado chegou ao corredor dos sabores do mundo dos supermercados Auchan em novembro de 2023. Uma chegada discreta, mas que não tardou a ser descoberta pelos fãs da bebida. A notícia espalhou-se nas redes sociais e os vídeos a demonstrarem como se pode fazer o bubble tea em casa multiplicaram-se.
As romarias aos espaços da retalhista francesa começaram pouco depois. Traduzindo o fenómeno em números, a Auchan vende, em média, duas mil unidades destes kits por mês, confirmou à NiT fonte da retalhista. Resultados surpreendentes tendo em conta que se trata de um produto que não agrada a todos os portugueses.
Tradicionalmente, o bubble tea é feito com ingredientes difíceis de encontrar nos supermercados comuns, a preparação requer bastante experiência e nem sempre sai bem à primeira. É aqui que entra “a fórmula mágica” à venda no Auchan: não terá de se preocupar com mais nada, nem sequer com o desperdício. Cada embalagem custa 5,99€ e traz três saquetas com pó, três embalagens com as bolinhas de tapioca e três palhinhas largas — ou seja, o suficiente para preparar três chás. No que diz respeito aos valores nutricionais, por cada 100 gramas de produto conta com 160 calorias, destes 26 gramas são açúcares.
Para preparar o bubble tea, só terá de seguir as instruções da embalagem. Basta ferver 150 mililitros de água, juntar a saqueta de pó, mexer e adicionar as bolinhas de tapioca. Após mais 30 segundos no micro-ondas está pronto. Como sugestão, os “especialistas” nas redes sociais aconselham a servir num copo cheio de gelo.
Atualmente, o preparado fabricado em Taiwan está disponível nos supermercados Auchan em cinco sabores: açúcar mascavado, cocoa mocha, matcha, chá preto e taro. O mais vendido é o que sabe a chocolate e tem um travo a café, adiantou fonte da cadeia à NiT.