Gourmet e Vinhos

A história do francesinha sushi roll que se tornou viral. “É delicioso, mas nojento”

A NiT falou com os responsáveis pela proposta verdadeiramente insólita. Têm um restaurante em Portugal.
Uma criação insólita.

A francesinha é um dos pratos mais típicos de Portugal e, como sabemos, tem milhões de fãs — tanto do nosso País como do estrangeiro. O neerlandês e chef de sushi Gijs Rijper é um dos grandes apreciadores. Quando esteve por cá, em Coimbra, fez questão de provar aquela iguaria — e de tirar muitas fotografias. Nunca mais tinha pensado nela, mas foi este prato que fez com que se tornasse viral no TikTok.

O sushiman partilhou, a 19 de setembro, um vídeo naquela plataforma onde fazia um roll com todos os ingredientes da francesinha. A publicação já soma cerca de dois milhões de visualizações e 100 mil gostos. A ideia, contudo, veio de Pieter Jacobs, que gere as redes da marca.

A criação foi partilhada na conta da Mr. Sushi, uma cadeia dos Países Baixos que tem mais de 60 espaços naquele país — e um em Portugal, mais especificamente em Coimbra. Embora a preparação do próprio roll tenha sido simples — apenas precisaram de um take —, foi algo que teve de ser pensado durante muitas semanas.

“É um prato muito complicado, que parece delicioso e nojento ao mesmo tempo. É isto que queremos para chegarmos a um público maior”. Para se manterem fiéis à receita original, compraram o molho e as salsichas numa loja portuguesa em Hoofddorp (a 27 quilómetros de Amesterdão).

Os restantes produtos, ou seja, a carne, o pão, o queijo e o fiambre, foram adquiridos em supermercados locais. “Estava ótimo. Claro que é um pouco diferente [da francesinha original], devido ao arroz de sushi, mas estava incrível”, garante. No início, porém, tinham receio de que o molho acabasse por estragar o aspeto, mas tal não aconteceu.

Infelizmente, este francesinha sushi roll não vai ser vendido nos restaurantes. A cadeia tem muitos franchisados, e esta proposta atípica “requer muitos ingredientes”, e não sabem se todos estariam dispostos a investir neste prato.

@mrsushinl

Replying to @Ana🩷 RATW🇵🇹 | Francesinha roll🤩 #mrsushi #sushi #RATW #rollaroundtheworld #portugal #francesinha #europe #fy #fyp

♬ sonido original – rvalentin_95

A série Roll Around The World

Pieter criou a conta da Mr. Sushi no TikTok há cerca de um ano e meio. Naquela altura, tinha apenas 400 seguidores, e pretendia crescer. Para isso, sabia que teria de fazer algo mais controverso — no início apenas apresentava aquilo que tinha nos restaurantes.

“Pensei em fazer rolls inspirados pelos pratos típicos de vários países”, recorda. Tudo começou com a caprese de Itália e a salsicha bratwurst da Alemanha. Cada um destes vídeos ultrapassou as sete milhões de visualizações.

A dupla rapidamente percebeu que tinha encontrado “uma galinha dos ovos de ouro”, e a única opção era reinventar as receitas de mais países, tanto na Europa como fora. “Já nos inspirámos na Indonésia, Estados Unidos e Índia”, acrescenta.

Pieter (à esquerda) e Gijs (à direita), os responsáveis pelo TikTok.

A história da marca e o restaurante em Portugal

A Mr. Sushi começou em 2010 como um pequeno negócio familiar em Hilversum (cidade a 35 quilómetros de Amsterdão, onde também gravam os vídeos). Desde então que cresceu exponencialmente, e já têm 63 lojas naquele país. “O sushi é um prato muito trendy, e nos últimos anos tem-se tornado muito popular na Europa. Os donos quiseram aproveitar isto, daí terem criado a empresa”, explica, desta vez, Pepijn, um dos gerentes da marca.

O grupo também tem uma ligação ao nosso País. Na verdade, o único espaço da cadeia fora dos Países Baixos é em Portugal, mais especificamente em Coimbra. Isto porque um dos primos do dono vive na Figueira da Foz, e quis levar aquele conceito para o distrito — foi inaugurado no ano passado.

Embora o roll de francesinha não seja vendido ali, pode sempre provar alguns dos bestsellers da cadeia, como os minicrepes (3,50€ por seis unidades), o camarão tempura (5€), as gyozas (4,25€) ou os croquetes de camarão (6,75€).

Para prato principal, pode pedir um dos famosos combos. Uma das propostas traz oito peças de camarão tempura, oito rolls Califórnia, salmão e atum, 24 peças de maki, quatro de nigiri de salmão e de atum. Custa 40€.

Carregue na galeria e conheça outras peças da série Roll Around The World.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT