Gourmet e Vinhos

A iniciativa que destaca os sabores (e tradições) de Vila Verde está de volta

Além de poder provar uma série de produtos regionais, vai poder participar em atividades como a vindima e pisada de uvas.
Fotografia: Árpád Czapp no Unsplash.

Entre agosto e novembro, 26 freguesias de Vila Verde unem-se para a nona edição de “Na Rota das Colheitas”, a oportunidade perfeita para descobrir e explorar as tradições e saberes da região, assim como para lhe dar a conhecer os sabores. No regresso desta grande festa, que esteve em pausa durante dois anos devido à pandemia de Covid-19, pode contar com pelo menos 17 propostas gastronómicas, 10 demonstrações de práticas agrícolas e seis atividades ligadas ao desporto e natureza.

O XI Arraial do Melão de Casca de Carvalho (12 a 14 de agosto); a XXX Feira Mostra de Produtos Regionais (5 a 9 de outubro); as Tardes Gulosas (1 a 30 de novembro), com participação de uma série de pastelarias locais; o Festival da Sardinha na Broa (11 de novembro); e a iniciativa Vila Verde, Capital do Pica no Chão (25 a 27 de novembro) estão entre os pontos altos da programação, que encontra na íntegra online.

Citada pelo “Público”, a autarquia destaca ainda eventos como “a malhada de centeio, a espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas, a apanha da azeitona, os trajes da época, as alfaias agrícolas, as merendas fartas e a alegria da música popular”. As tradições, assegura, são todas “recriadas com rigor e minúcia, garantindo a representação fiel dos hábitos e costumes de outrora”.

Também “os arraiais à moda do Minho, as festas e as romarias, as iniciativas de índole gastronómica, os espetáculos musicais e a beleza das paisagens verdejantes”, associados “à riqueza da cultura popular e à excelência do património natural e edificado”, sobressaem no calendário do projeto criado há 13 anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT