Gourmet e Vinhos

A lasanha que até os menos dotados na cozinha conseguem fazer em 5 minutos

Só precisa de uma frigideira e dos ingredientes habituais para brilhar no próximo jantar de família.
É realmente fácil.

Camadas de massa, carne picada, queijo e molho de tomate, que são intercaladas e assadas até ficarem douradas e suculentas. A lasanha é uma das especialidades mais conhecidas cozinha italiana. A receita permite a inclusão de diversos ingredientes, como legumes, fruto do mar ou cogumelos e é muito apreciada como comida de conforto.

Apesar da versatilidade, tem um problema: demora muito tempo a preparar. Os puristas defendem que o molho béchamel deve ser feito na hora, enquanto outros sublinham que a massa deve ser cozida previamente. Contudo, existem versões mais rápidas, como a lasanha na frigideira criada por Luísa Fortes da Cunha.

A entusiasta pela cozinha partilhou uma proposta que promete ser um sucesso entre todos os membros da família — e não requer horas passar horas a fio a tratar do almoço ou jantar.

Do que precisa

— 500 gramas de carne picada
— 350 a 400 gramas de polpa de tomate
— 2 fatias de fiambre
— 8 placas de massa para lasanha
— 50 gramas de queijo ralado
— 1 cebola
— orégãos q.b.

Como se faz

Pique a cebola e coloque-a numa frigideira a refogar em azeite. Acrescente a carne, tempere a gosto e deixe cozinhar durante três minutos. Adicione a polpa de tomate, envolva e coloque as placas de massas lado a lado, na vertical, como que a dividir o preparado. Cubra com o fiambre e depois com o queijo, acrescente os orégãos e tape durante dois minutos (até a massa estar cozida). Mais fácil, impossível — é uma opção deliciosa e saudável que as versões congeladas à venda nos supermercados.

Carregue na galeria para descobrir o ranking feito pela nutricionista Lia Faria com as oito piores lasanhas congeladas à venda nos supermercados nacionais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT