Gourmet e Vinhos

A maior feira de vinhos de Portugal está de volta à FIL

De 8 a 10 de outubro, pode aprender mais sobre a bebida na Feira Internacional de Lisboa. E provar vários produtos.
As Provas Especiais são muito procuradas pelo público apreciador

Se há uma coisa que os portugueses adoram, é sem dúvida o vinho. Assim se percebe que o nosso País detenha há vários anos o lugar dianteiro no maior consumo por pessoa no mundo. Em 2021, foram consumidos 51,9 litros de vinho por cada português, em média, segundo os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Com números que não enganam, não é de admirar que o evento Vinhos e Sabores, promovido pela “Grandes Escolhas”, seja aguardado anualmente por uma boa parte da população. De 8 a 10 de outubro, juntam-se, no pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), mais de 400 produtores.

Mas este é um evento que vai além do vinho. A gastronomia tem também um grande destaque, com sessões dedicadas à harmonização correta,. O turismo em torno da bebida é outro dos setores promovidos neste ambiente. No dia 10, a feira é reservada a profissionais do setor, mas durante o fim de semana qualquer pessoa pode passar por lá, entre as 15 e as 21 horas. O bilhete diário custa 15€.

Se, além das centenas de expositores de vinho, quer efetivamente aprender mais sobre vinhos, as “Provas Especiais” são obrigatórias. Será uma oportunidade para falar com especialistas na área e provar vinhos raros. Alguns deles nem sequer estão acessíveis no mercado comum. Entre as várias masterclasses, que têm um custo de inscrição à parte, poderá descobrir o mundo do produtor António Maçanita, os Porto dos Vasques de Carvalho, apreciar o trabalho de Soalheiro e Rocim ou descobrir os grandes vinhos de 2012.

Na área “Arrozes de Portugal”, os chefs Vítor Adão, do restaurante Plano, José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta, vão dar destaque precisamente ao arroz nas suas receitas. Para demonstrações mais curtas e variadas, o espaço “Vinhos com Gosto” é outra opção. Da tradição do vinho nas refeições alentejanas, às combinações desta bebida com o clássico queijo ou, mais original, com doces, haverá ao longo do fim de semana várias sessões animadas à volta da comida.

“Esta é uma feira que, mais do que o número de visitantes que tem vindo a aumentar, ano após ano, tem atraído visitantes cada vez mais interessantes e interessados pelo universo dos vinhos, tanto particulares como profissionais. Visitantes que dão valor em conhecer os enólogos e os produtores, perceber as histórias que estão atrás das marcas ou saber quais as novidades que vão lançar no mercado, o que reflete o papel importante que a “Grandes Escolhas” tem tido no que respeita à pedagogia do consumidor”, afirma Luís Lopes, diretor da revista “Grandes Escolhas”.

Pode adquirir o bilhete para qualquer dia ou sessão especial no site do evento.

O evento decorre em Lisboa
Este artigo foi escrito em parceria com a Grandes Escolhas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT