Gourmet e Vinhos

A nova caixa mistério da Wome é perfeita para todos os indecisos que adoram vinhos

As sugestões são sempre diferentes e de pequenos produtores nacionais. São estas as regras de Filipe Rebelo, fundador do projeto.
São perfeitas para oferecer como presente.

Seja com maquilhagem, comida ou livros, ninguém resiste à excitação de receber uma caixa mistério. O efeito surpresa é um dos principais atrativos destas encomendas — e existem cada vez mais empresas a fazê-las, mas poucas são como a Wome.

Esqueça os romances, os perfumes e as peças de roupa. A Wome Mystery Box foi criada a pensar naqueles loucos por vinhos que ficam perdidos a olhar para as centenas de referências nas prateleiras dos supermercados sem saberem bem o que escolher. Ou para quem nunca sabe com que prato acompanhar aquela garrafa que tem em casa.

Quatro vinhos portugueses (que não se encontram à venda nos supermercados), o mesmo número de receitas exclusivas, as histórias que nos ligam a quem produz cada vinho, e uma playlist para acertar no mood do momento. A Wome Mystery Box apresenta-se como “a forma mais fácil e confortável de conhecer e beber bom vinho nacional”. Tudo numa caixa, entregue em casa.

O País estava em confinamento, as notícias eram assustadoras e os miúdos fechados em casa só dificultavam a logística do teletrabalho. Os momentos de sossego eram poucos, mas foi num deles que Filipe Rebelo teve a ideia de criar um escape da realidade sem sair de casa. No fundo, procurava a combinação perfeita entre uma boa garrafa de vinho, comida e música. 

“Eu e a minha mulher, a Inês, passámos a valorizar muito mais aqueles cinco minutos com um copo na mão, depois das crianças estarem deitadas. Era quando podíamos relaxar e fechar o dia. Aquele ‘pronto, ok. Por hoje está feito’ não tinha comparação. E, nessa altura, como tínhamos um amigo que trabalhava com produtores, já o fazíamos com vinhos diferentes, que não se encontram à venda nos supermercados. Às tantas começámos a pensar como seria bom, que outras pessoas também pudessem ter essa oportunidade”, começa por explicar Filipe Rebelo, de 46 anos.

Apreciador de um bom vinho desde há muito, o farmacêutico de formação percebeu que o pouco que sabia sobre o tema não o ajudava quando percorria com o olhar as prateleiras dos supermercados cheias de garrafas. No processo de materialização do projeto, Filipe percebeu que muitos faziam o mesmo que ele.

“Fizemos um inquérito e 82 por cento dos participantes disseram que só compravam vinho nessas lojas. Ou seja, dos três mil produtores que há em Portugal, só conheciam aqueles 50 a 100 vendidos por aí. Havia uma imensidão por descobrir.”

“Como conseguimos levar aos portugueses (e não só) a conhecer os pequenos produtores nacionais?” Daí a encontrar a resposta, não demorou muito: criar uma plataforma online, em formato de loja, com essas sugestões. “É essa a nossa proposta. Que cheguem a casa dos fãs de vinho todos os meses, de forma simples e fácil.”

O empreendedor pensou então em como poderia melhorar a experiência dos clientes e decidiu juntar algo mais a cada caixa mistério. “Pensámos, depois, em juntar as histórias dos produtores, as receitas para o pairing ideal, e o som. A ideia é criar o ambiente perfeito para aquele momento e juntar todas as componentes para que cada copo de vinho seja bebido da melhor forma.”

A aposta foi ganhando corpo à medida que reuniam os parceiros certos e o conceito desenvolveu-se. A 7 de outubro, o site estava lançado, com a oferta da primeira mystery box. Mistério, porque quem compra só sabe que vai receber uma caixa de quatro vinhos, de pequenos produtores, selecionados por especialistas, e que não estão disponíveis nas grandes superfícies.

Filipe Rebelo, o mentor do projeto.

Confuso? Nós explicamos. A Wome Box é uma caixa que lhe chega a casa todos os meses com quatro produtos diferentes. “A ideia é fazer chegar uma garrafa para cada fim de semana, até porque queremos que os vinhos sejam apreciados com tempo”, conta Filipe.

“Nas caixas seguem também receitas exclusivas que fazem pairing com cada vinho, elaboradas por chefs nacionais. Já tivemos o Vitor Santos, do Nó de Gosto, em Tavira, o Sebastião Vasconcelos do Mesa do Bairro, e o Pedro Almeida, do Can the Can, ambos em Lisboa, a colaborar connosco. E, como ouvi dizer que não há um bom vinho sem uma boa história por trás, por isso quisemos oferecer também isso aos nossos clientes e acrescentámos cartões com as histórias engraçadas das castas e dos produtores, o que ajuda a criar uma ligação emocional com o vinho”, continua.

Vinho? Check. Um prato mais especial? Também. Só falta a melhor música para criar o ambiente, e nem isso foi esquecido pela Wome. “Criámos várias playlists no Spotify com faixas para acompanhar estes momentos, com a ajuda do Filipe Melo e do Ricardo Guerra. Passamos das listas dos anos 80 ao disco, entre outras.”

E, porque o objetivo da marca é dar a conhecer novos vinhos os clientes, mas também dotá-los de mais conhecimento na área, disponibilizam, nas redes sociais, vídeos curtos elaborados por Thomas Domingues, o sommelier do restaurante Loco, com dicas sobre cada novo vinho.

Norte, sul, este, oeste. Douro, Dão, ou Alentejo? Tejo, Lisboa ou Algarve? Bacalhau, queijo ou chocolate? Jazz, Pop, ou Rock? Cada caixa é uma experiência única e uma oportunidade para conhecer melhor o País e as pessoas que da terra tiram o vinho que tanto os orgulha.

O processo para começar a receber as caixas, não podia ser mais simples. Basta ir ao site do projeto e escolher se quer subscrever o serviço — 57,99€ por mês, já com portes, e sem qualquer tipo de obrigação ou vínculo —, ou experimentar encomendar apenas uma caixa (neste caso, o valor da caixa é o mesmo, mas tem de pagar os portes de envio). “Todas de produtores e regiões diferentes.”

“Além da Mystery Box mensal, lançámos algumas variações para dar resposta aos pedidos que recebemos entretanto. Temos uma só de brancos, outra de rosés, espumantes, entre outras. O que estamos agora a pensar fazer é uma caixa com uma determinada casta, também de diversas regiões e produtores”, revela o fundador.

Depois dos quatro novos vinhos das caixas mensais serem apresentados aos subscritores, passam a estar disponíveis na loja online. “A lógica é essa: apresento quatro unidades diferentes todos os meses, recebe-se a caixa e provam-se as sugestões. Se houver um que se adore, pode-se sempre comprar à unidade na nossa loja.”

“O nosso propósito passa por simplificar a relação com o vinho português. Mais do que nunca, acreditamos que é tempo de lhe darmos a atenção que ele merece. Juntem-se a nós neste clube — exclusivo e privilegiado — de amantes da bebida portuguesa e embarquem numa viagem constante pelas várias regiões vínicas do país”, desafia o empreendedor.

E, sim, a marca também envia para outros países. “Espanha, França, Itália, Bélgica, Áustria, Hungria, Holanda: já enviei para quase todos os destinos da Europa. Tenho um subscritor no Luxemburgo há mais de dois anos”, aponta.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos vinhos que pode encontrar à venda no site da Wome.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT