Gourmet e Vinhos

A receita do bolo de maçã e caramelo para fazer com os miúdos

Simples e saboroso, esta é uma aposta que nunca falha. Não há melhor combinação.
Delicioso.

Não é preciso um motivo especial para fazer e um bolo. Com os miúdos por perto então, o sucesso é garantido. O único problema é ter de estar sempre atento a possíveis ataques e roubos das pequenas fatias.

Caso esteja à procura de algo novo para experimentar, o bolo de maçã e caramelo que se prepara na Bimby em 30 minutos pode ser a solução. É até uma excelente atividade para entreter os miúdos naquelas tardes chuvosas do fim de semana.

Fazer bolos da Bimby não tem grande ciência, já se sabe, por isso não se assuste com o número de ingredientes. Esta proposta está classificada como média em nível de dificuldade. No final tem 18 porções prontas a provar.

Do que precisa

Para o molho

— 140 gramas de açúcar
— sumo de meio limão
— 50 gramas de água
— 40 gramas de açúcar amarelo
— 25 gramas de manteiga
— 100 gramas de leite evaporado
— 1 gema de ovo

Para o bolo

— manteiga q.b. para untar
— 400 gramas de farinha tipo 55
— 1 colher de chá de fermento para bolos
— 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
— 2 colheres de chá de canela
— 250 gramas de maçã reineta cortada em pedaços

— 300 gramas de açúcar amarelo
— 180 gramas de óleo
— 100 gramas de mel
— 4 ovos
— 350 gramas de leite

Para o recheio

— 100 gramas de açúcar
— 400 gramas de natas com 35% de gordura (bem frias)
— 300 gramas de queijo mascarpone

Para a montagem

— miolo de noz picado grosseiramente para guarnecer

Como se faz

Molho

Numa frigideira coloque o açúcar, cinco gotas de sumo de limão e a água e leve ao lume até caramelizar. Retire, deite sobre um tapete de silicone ou sobre uma bancada de pedra untada e deixe arrefecer.

Coloque no copo o caramelo partido em pedaços e pique cinco segundos na velocidade cinco. Adicione depois o açúcar amarelo, a manteiga, o leite evaporado e a gema e deixe cozinhar durante quatro minutos a 90°C, na velocidade 1. Retire e reserve no frigorífico.

Bolo

Pré-aqueça o forno a 180°C. De seguida, unte com manteiga e polvilhe com farinha três formas redondas de fundo amovível (com 23 centímetros aproximadamente).

No copo limpo e seco coloque a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela e peneire por cinco segundos na velocidade 5. Retire e reserve.

Coloque depois no copo a maçã e pique por dois segundos na velocidade 5. Retire e reserve também. Logo a seguir, coloque no copo o açúcar, o óleo, o mel, os ovos e o leite e misture durante quatro minutos na velocidade 6.

Acrescente a maçã reservada e envolva com a ajuda da espátula. Depois, adicione a farinha com fermento e a canela peneirada e envolva por 15 segundos na velocidade 3. Divida pelas formas e leve ao forno a 180°C cerca de 35 minutos ou até cozer. Retire e deixe arrefecer.

Recheio

No copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 10 segundos na velocidade 10. Retire e reserve. Insira depois a borboleta e coloque no copo as natas, batendo na velocidade 3 até ficarem com a consistência desejada. Por fim, adicione o açúcar reservado e o queijo mascarpone e envolva 15 segundos na velocidade 3.

Montagem

Coloque sobre um dos bolos metade do recheio, regue com um terço do molho de caramelo e cubra com outro bolo. Coloque com a mesma quantidade do recheio e do molho e cubra com o último bolo. No final, coloque o restante recheio e molho de caramelo. Sirva guarnecido com miolo de noz picado grosseiramente.

Carregue na galeria para conhecer outros bolos que pode fazer em poucos minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT