Gourmet e Vinhos

A receita italiana para aproveitar as sobras de arroz lá em casa

Chama-se arancino e é uma das maiores maravilhas culinárias da Sicília. E tem o bónus de ser super fácil de fazer.
Original da Sicília.

A inflação dos últimos meses fez subir em flecha os preços dos alimentos. Por isso, nesta altura, todas os truques para poupar são bem-vindos. Um deles começa na cozinha: aproveitar as sobras de outras refeições e reinventar receitas é a chave da poupança.

Costuma dizer-se que o caril é aquele tempero que fica bem com tudo. Algo parecido se poderá dizer do arroz — fica bem com frango, peixe ou apenas vegetais. A vantagem desta receita é que é muito rápida de fazer e ótima para os dias em que o tempo ou paciência para cozinhar não abundam. E é também uma forma de aproveitar os legumes que estão esquecidos no frigorífico, assim como frango que possa ter sobrado.

Ao comê-la, até pode imaginar que está em Itália. Afinal, em qualquer cidade, vila ou aldeia italianas por onde passe, uma coisa é certa: o arancino estará sempre sempre. Trata-se de um bolinho de arroz frito com recheio de diversos sabores. A história é antiga, mas o conceito não poderia ser mais atual. Criado na Sicília, é uma ótima forma para evitar o desperdício das sobras de risoto e ainda saborear um alimento com um gosto diferente e saboroso.

Podem ser recheados com carne, ragú (molho à bolonhesa), espinafres, queijo, ou ainda com beringela e tomate. Porém, também há versões mais criativas e gourmets que incluem, além de arroz e açafrão, cogumelos, linguiça e gorgonzola. Se for feita com a ajuda da Yammi, não demora mais do que uma hora.

Do que precisa

Para o arroz

— 50 gramas de manteiga
— 300 gramas de sobras de arroz carolino ou arbóreo
— 1 colher de chá de curcuma em pó
— 15 gramas de queijo parmesão ralado
— sal e pimenta q.b.

Para o recheio de espinafres

— 10 gramas de azeite
— 1 dente de alho
— 50 gramas de espinafres
— sal e pimenta q.b.

Para o recheio de carne

— 30 gramas de cebolla
— meia haste de aipo
— 1 dente de alho
— 10 gramas de azeite
— 1 colher de chá de orégãos
— 10 gramas de concentrado de tomate
— 50 gramas de polpa de tomate
— 50 gramas de carne picada
— 40 gramas de cenoura ralada
— 15 gramas de vinho tinto

Para a montagem dos arancinis

— 60 gramas de queijo mozarella
— 20 gramas de farinha
— 1 ovo
— 60 gramas de água
— sal e pimenta q.b.
— 80 gramas de pão ralado
— azeite q.b. para fritar

Preparação

Coloque no copo a manteiga, o arroz, a curcuma e o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta e programe cinco minutos a 100ºC com a rotação inversa na velocidade um. Retire do copo e reserve para arrefecer.

Para o recheio de espinafres, coloque no copo limpo e seco o azeite e o alho e programe 2dois minutos a 120ºC na velocidade um. Junte os espinafres, tempere com sal e pimenta e programe cinco minutos a 120ºC com a rotação inversa na velocidade um. Retire e reserve.

Chegámos agora à etapa do recheio de carne. Coloque, então, no copo a cebola, o aipo e o alho e pressione a função triturar. Junte o azeite, os orégãos, o concentrado de tomate e a polpa de tomate e programe três minutos a 120ºC na velocidade um. Adicione a carne e a cenoura e regue com o vinho e programe 10 minutos a 100ºC com a rotação inversa na velocidade um. Retire do copo e deixe arrefecer.

Para fazer os arancinis, coloque uma colher de sopa de arroz na palma da mão, molde uma bola e com o polegar, faça uma cavidade no centro. Recheie metade dos arancinis com a carne e a outra metade com os espinafres, juntando um cubo de queijo mozarela. Com cuidado, feche o arroz à volta do recheio de forma a obter novamente uma bola. Reserve.

No copo limpo e seco, coloque a farinha, o ovo e a água. Tempere com sal e pimenta e programe 1 minuto na velocidade quatro. Aqueça uma frigideira com azeite (cerca de cinco centímetros de altura). Passe os arancinis pela mistura de ovo, escorrendo bem o excesso e depois pelo pão ralado, de forma a ficarem bem cobertos. Frite-os, com cuidado, e, assim que estiverem dourados, transfira-os para um prato com papel absorvente. Sirva bem quentes com molhos a gosto.

Se já está a planear o próximo jantar de amigos, só lhe falta mesmo a sobremesa. Carregue na galeria para conhecer algumas receitas perfeitas para fazer em poucos minutos. Estas têm o chocolate como protagonista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT