A história da humanidade está muito ligada à alimentação. A maneira como os nossos antepassados comiam determinante na forma como o corpo humano se foi adaptando ao meio envolvente, sendo que um dos marcos decisivos deste processo foi o surgimento da agricultura. O cultivo de plantas e vegetais foi determinante para a evolução da espécie e levou ao desenvolvimento de novas formas de preparação dos alimentos.
E, agora sabemos que nem sempre se tratavam de confeções simples. Uma descoberta feita em janeiro deste ano prova que os nossos antepassados já criavam pratos complexos. Ceren Kabucku, investigadora do Departamento de Arqueologia, Clássicos e Egiptologia da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, liderou a equipa que encontrou vestígios de uma refeição com mais de 70 mil anos, numa caverna na região norte do Iraque.
Os restos de alimentos carbonizados descobertos na gruta iraquiana, em Shanidar, foram analisados com recurso a um microscópio eletrónico e as conclusões foram surpreendentes. O prato neandertal não era feito apenas com carne, mas continha também legumes, nozes e sementes. Estes ingredientes foram misturados com água, cascas de leguminosas e folhas que aumentavam ainda mais o sabor. Os investigadores acreditam que a receita também era amassada.
“Os povos paleolíticos foram retratados, por exemplo, como caçadores especializados em grandes mamíferos, que comiam também alimentos fáceis de arranjar. Esta descoberta aponta para a complexidade cognitiva e o desenvolvimento de culturas culinárias nas quais os sabores foram significativos desde muito cedo”, explica Ceren Kabucku, citada pelo site “Hypeness”.
A equipa de cientistas tentou reproduzir a receita utilizando ingredientes semelhantes aos que poderiam ser encontrados na zona envolvente da caverna. O resultado foi uma espécie de panqueca com um sabor intenso, quase como um pão com nozes. “As nozes eram frequentemente combinadas com leguminosas, como lentilhas, e com sementes de mostarda silvestre. As técnicas culinárias modernas têm uma ancestralidade muito profunda, ligada ao início da agricultura há milhares de anos”, conclui.
Sabia que as leguminosas, além de acessíveis, são extremamente nutritivas e têm vários benefícios?. O feijão, por exemplo, ajuda a combater a prisão de ventre e fortalece o intestino. Carregue na galeria e descubra algumas receitas práticas com este ingrediente.