Gourmet e Vinhos

A sopa fria perfeita para o verão faz-se em poucos minutos e leva cereja

Quem diria que esta combinação funcionaria num creme fresco? A sugestão é do chef Fábio Bernardino.
Com fruta da época.

Cerejas e sopa é uma das combinações mais improváveis. Mas, segundo Fábio Bernardino: “Faz magia”, diz à NiT. E até pode ter razão. Apostamos que, depois de conhecer a receita que o chef português que é um fenómeno das redes sociais, também se irá render às evidências.

Pratos pesados e muito fortes, como cozido à portuguesa ou uma feijoada, são a última coisa que nos apetece comer no verão. Entre julho e agosto, a gula é substituída por um desejo genuíno por saladas, fruta fresca e muita água. As sopas, à primeira vista, podem não ser a primeira coisas que nos apetece. Mas, nestes dias, um creme fresco com um toque de citrinos vai certamente dar ao organismo “tudo aquilo de que precisa para funcionar em plenitude”.

Mais do que ajudar a perder peso, estas refeições funcionais contribuem, por exemplo, para aumentar os níveis de energia, fortalecer o sistema imunitário, regular o trânsito intestinal e reduzir o colesterol.

A sugestão do cozinheiro é bastante simples. A sopa fria de cereja, “bem saborosa”, leva apenas oito ingredientes e não demora mais do que 30 minutos para ficar pronto. O melhor é que pode aproveitar tudo. Sim, nada se desperdiçará: nem os caroços, nem os pés.

Do que precisa

— 1 cebola roxa
— 1 tomate
— 400 gramas de cereja
— 1 colher de sopa de azeite
— 1 fatia de broa de milho
— 1 alho
— segurelha q.b.
— pimenta q.b.
— gelo

Como se faz

Comece por fazer um caldo aromático com a casca da cebola e os pés das cerejas. Leve tudo ao lume numa panela com água e deixe ferver. Depois, coe e use o caldo para a sopa. Numa panela salteie a cebola roxa com o azeite, o alho e umas cerejas sem caroço. Coloque o caldo aromático, o gelo, as restantes cerejas, e a segurelha. Logo a seguir, acrescente um toque de pimenta e triture tudo com a varinha mágica. Por fim, salteie a broa cortada em pedaços numa frigideira com um toque de azeite e sirva a sopa com esse elemento.

E se está à procura de uma dica para descaroçar as cerejas, Fábio também a dá. “Estamos na época delas e tirar os caroços pode ser uma tarefa demorada. Como não tenho uma máquina para retirar os caroços, andei a investigar algumas ideias. Uma delas é o truque da garrafa. Começamos por colocar a fruta no topo do frasco e empurramos o caroço com um pau de espetadas.” Como alternativa, também pode empurrá-lo com uma palhinha.

Para utilizar os pés das cerejas, depois de fervê-los, pode sempre secá-los, e fazer “uma bela infusão, com várias propriedades benéficas para a saúde”. “Os caroços, bem lavados, dão uma bela almofada”, acrescenta.

Professor, consultor gastronómico, organizador de eventos e influencer. São várias as profissões que podem ser atribuídas a Fábio Bernardino (34 anos), nome e rosto conhecido, sobretudo, pelos espetadores fiéis de “A Nossa Tarde”, programa da RTP1, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira, onde é chef residente. Aproveite e leia o artigo para conhecer melhor a história do cozinheiro que não quer ter um restaurante e que continua a provar que é possível cozinhar com pouco.

A seguir, carregue na galeria para conhecer outras receitas, perfeitas para fazer em poucos minutos. Estas têm o chocolate como protagonista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT