Gourmet e Vinhos

A surpreendente carbonara de ramen que se faz em 30 minutos

Muitos dos ingredientes de que precisa já estão na cozinha. É uma abordagem mais divertida ao prato tradicional italiano.
Faz-se muito rapidamente.

Nos últimos anos, o País tem sido invadido por novos restaurantes de ramen. Em Lisboa, não faltam propostas, como as da cadeia Kapitan Ramen, que já tem vários spots pela capital. Outras sugestões são mais recentes, tal como o Astro Ramen, que trouxe consigo o ambiente típico do Japão.

O ramen é também a salvação para aqueles que querem comer um prato original, mas que, ao mesmo tempo, não têm vontade de perder muito tempo na cozinha. Nos supermercados encontramos várias versões instantâneas que, embora não sejam as melhores, servem o seu propósito. Mas, graças a uma das muitas receitas virais do TikTok, já podem ser utilizadas para cozinharmos uma versão melhorada da famosa carbonara.

O ramen está bastante presente na cultura popular japonesa, graças a fenómenos como o anime “Naruto”. O protagonista era um grande fã daquele prato, e comia dezenas de taças de uma só vez. É uma sopa original da China, que foi adaptada pela comunidade japonesa, onde se tornou muito famosa. Leva noodles e vários outros ingredientes. O caldo é feito à base de ossos de animal, como porco e vaca. Aqui, apenas precisará mesmo da massa e de alguns outros ingredientes que provavelmente já tem em casa.

Do que precisa

— 8 fatias de bacon, cortadas grosseiramente
— 20 gramas de queijo parmesão ralado
— 15 gramas de manteiga sem sal
— 2 embalagens de 85 gramas de ramen instantâneo
— 2 ovos grandes batidos
— Sal e pimenta-preta a gosto
— 1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas (opcional)

Como se faz

Vai começar por forrar uma travessa com papel de cozinha. Aquece uma frigideira em lume médio, adiciona o bacon e frita-o durante cerca de dez minutos, até este alourar e ficar estaladiço. Depois retira-o. Na mesma frigideira vai acrescentar 480ml de água, metade do parmesão e a manteiga e deixa ferver. Adiciona os noodles e deixa cozinhar durante cerca de dois minutos, mexendo com frequência até o ramen estar quase cozido.

Baixa o lume, junta os ovos e cozinha durante mais um minuto, mexendo constantemente até ter um molho espesso e cremoso. Mistura os pedaços de bacon que já tinha cozinhado, assim como o parmesão que restou e tempera com sal e pimenta. Retira do lume e, se quiser, guarnece com as sementes de sésamo tostadas.

Carregue na galeria e conheça outros pratos delicioso que se fazem rapidamente.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT