Gourmet e Vinhos

A tarte de amêndoa que se prepara em apenas 5 minutos na Bimby

Requeijão, leite, manteiga e açúcar são alguns dos ingredientes de que vai precisar para fazer este doce.
Fotografia: cookido.pt

Sabemos que a gastronomia portuguesa está repleta de clássicos com os quais é praticamente impossível falhar na hora de reunir os amigos ou família à volta da mesa. Ainda assim, há muito para descobrir em termos de sabores, aromas e texturas para lá das fronteiras nacionais. É o caso do picado de abelha, ou Bienenstich em alemão, que figura entre as receitas alemãs mais conhecidas.

Apesar de reinar uma dada incerteza em torno da origem deste doce, reza a história que o seu nome se deve ao facto do pasteleiro que a criou ter sido picado por uma abelha que se deixou atrair pela cobertura, nota o Clube dos Vinhos Portugueses. Outra teoria, mais rebuscada, relaciona-se com uma disputa entre duas aldeias no norte da Alemanha. A quezília terá ficado “resolvida quando alguns pasteleiros lançaram colmeias aos opositores, tendo estes fugido por causa das picadas das abelhas. O bolo terá sido, então, criado pela aldeia vencedora para comemorar o feito”.

Certo é que, seja hora do lanche ou da sobremesa, uma fatia desta bonita e deliciosa tarte deve ser sempre considerada quando apetece algo diferente. Se tiver uma Bimby, prepara-a em cinco minutos. Para isso, basta que siga as instruções disponíveis no Cookido — site repleto de possibilidades para experimentar no robô de cozinha.

Esta versão serve oito pessoas e só não fica pronta mais depressa pelo tempo que precisa de ir ao forno. Meia hora, em princípio, será suficiente.

Do que precisa

Base
— 130 gramas de requeijão
— 50 gramas de leite
— 1 ovo
— 100 gramas de açúcar
— 50 gramas manteiga, mais q.b. para untar
— 250 gramas de farinha tipo 55 com fermento, mais q.b. para polvilhar

Cobertura
— 50 gramas de açúcar
— Meia vagem de baunilha (só as sementes) ou 1 colher de chá de essência de baunilha
— 100 gramas de manteiga
— 200 gramas de amêndoa laminada

Como se faz

Base
Comece por pré-aquecer o forno a 180°C. Em seguida, unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com, aproximadamente, 23 centímetros de diâmetro. Posteriormente, coloque no copo todos os ingredientes relativos à base e combine durante 15 segundos na velocidade seis. Deite a mistura na forma e reserve.

Cobertura
No copo limpo, coloque o açúcar, a baunilha, a manteiga e bata por três minutos, a 37ºC, na velocidade três. Adicione então a amêndoa, envolva com a ajuda da espátula e deite sobre a base. Leve ao forno a 180°C cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire e deixe arrefecer antes de servir.

Se integra o grupo que apenas quer saber de bolos quando estes têm chocolate entre os ingredientes, carregue na galeria para conhecer receitas, para fazer em poucos minutos, que o têm como estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT