Gourmet e Vinhos

A tarte do Mercadona que invadiu as mesas dos portugueses (são vendidas 30 mil por mês)

A febre do cheesecake basco chegou à cadeia espanhola, Só que esta versão é feita em Valência e custa 1,90€.
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Foi ao balcão do La Viña, em San Sebastián, que nasceu este cheesecake que ganhou fama mundial. A tarte de queso do La Viña ficou então conhecida apenas por cheesecake basco e, naturalmente, acabou por ser replicado um pouco por todo o lado. Em 2020 ganhou estatuto de estrela, ao ser considerado pelo “The New York Times” como o bolo de aniversário de excelência do ano. E basta uma pesquisa nas redes sociais com a hashtag #basqueburntcheesecake para perceber que se tornou um fenómeno.

Nos últimos tempos começaram também invadiram as casas de milhares de portugueses. E não falamos apenas de receitas que cada um pode fazer, nem de pedidos nas plataformas de delivery. A culpa é da Mercadona, que agarrou na receita e criou uma versão pronta a comer. Agora, sempre que chegam às prateleiras, esgotam em poucas horas.

A cadeia começou a vender embalagens das Tartes de Queso em Portugal em 2021. Traduzindo a loucura em números, a retalhista vende mais de 30 mil unidades dos doces fabricados em Valência. O doce tenta replicar a simplicidade do original: uma receita assente em queijo creme e ovos, cozinhados até atingirem uma textura cremosa e suave; no exterior, a alta temperatura cria uma película escura, quase queimada, com um amargo leve que ajuda a contrabalançar a riqueza do queijo e a sua doçura.

cheesecake
A embalagem que deve procurar.

Não se pode dizer que seja propriamente apta para dietas. É que cada 100 gramas — cada embalagem tem 180 — inclui 19 de gorduras; 18,6 de hidratos de carbono, 18,3 dos quais açúcares e apenas 5,1 gramas de proteína. Ao todo, tem 266 calorias.

As Tartes de Queso estão à venda em todas as lojas da marca, na área dos frescos. Cada embalagem custa 1,90€. Normalmente é mais consumida ao final da refeição, antes do café, mas como é “uma tarte com uma textura delicada, com um sabor predominante a queijo”, há quem goste de introduzi-la como um snack, a meio da tarde. A marca adianta que é “perfeita para comer sem acompanhamento ou complementando com compotas, ou fruta como topping”. Além disso, é adequada para celíacos e intolerantes ao glúten.

Este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do “passa a palavra”. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais —, muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros). 

Em 2024, a retalhista pretende continuar com a expansão e tem já no mapa novas lojas para Coimbra, Rio de Mouro, Guarda, Évora e Leiria. A próxima abrirá na Guarda, ainda este mês de abril.

Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Recorde o artigo sobre um dos perfumes mais vendidos da Mercadona, que recria um clássico de luxo por 8€.

Aproveite e carregue na galeria para descobrir os perfumes mais vendidos na cadeia espanhola.

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