Gourmet e Vinhos

A tarte ideal para os dias cinzentos que prepara em poucos passos no Monsieur Cuisine

Queijos parmesão e quark, creme azedo, leite, ervilhas e bróculos são exemplos do que vai necessitar para dar forma à receita.
Fotografia: Monsieur Cuisine.

O inverno ainda não chegou — até porque antes disso falta aparecer o outono —, mas com a “alteração significativa do estado do tempo” prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta semana, deixa de ser absurdo começar a sonhar com a chamada comida de conforto.

Para desfrutar da mesma, não precisa de enfrentar os períodos de chuva ou aguaceiros provocados pelo ciclone Danielle, nem tão pouco lidar com as rajadas de vento que os acompanham enquanto sai à procura do melhor restaurante. Basta ter por perto um Monsieur Cuisine, aquele robô de cozinha que esgota sempre que volta às prateleiras do Lidl.

No site deste utensílio, encontra uma sugestão irresistível nesta época. Falamos da tarte verde de inverno, uma opção que prepara em meia dúzia de passos e em relativamente pouco tempo. Teoricamente, está ponta a servir após uma hora e 30 minutos, mas vale lembrar que grande parte do período de confeção é passado no forno.

Queijos parmesão e quark, creme azedo, leite, ervilhas, brócolos e couve de Bruxelas, tudo ingredientes disponíveis em qualquer supermercado, são exemplos do que vai necessitar para dar forma à receita, classificada como fácil e capaz de agradar a toda a família. No final, fica com oito fatias que sabem tão bem quanto parece.

Do que precisa

Massa
— 150 gramas de farinha (tipo 405)
— Meia colher de chá de sal
— 100 gramas de queijo quark magro (0,2 por cento de gordura)
— 70 gramas de manteiga fria

Recheio
— 50 gramas de parmesão (32 por cento de gordura)
— 1 cabeça de brócolos (500 gramas)
— 250 gramas de couve de Bruxelas
— 1 colher de chá de sal
— 150 gramas de ervilhas congeladas
— 4 cebolinhas (80 gramas)

Cobertura
— 200 gramas de creme azedo (24 por cento de gordura)
— 50 ml de leite (leite fresco, 3,5 por cento de gordura)
— 2 ovos (classe M)
— 3 pitadas de pimenta
— meia colher de chá de sal

Como se faz

Primeiro, deite todos os ingredientes indicados para a massa no recipiente próprio e amasse por um minuto, com o copo de medição colocado, até formar uma mistura homogénea. Em seguida, desenrole a massa numa superfície de trabalho enfarinhada e revista com ela uma forma de tarte untada. Coloque no frigorífico durante 30 minutos.

Após limpar o recipiente, descasque o parmesão, deite-o em pedaços e pique durante 15 segundos no nível 10, sempre com o copo de medição colocado. Transvase e reserve.

Enquanto isso, arranje os brócolos e couve de Bruxelas, lave-os e parta. Deite então 250 gramas de botões de brócolos e a couve no acessório para vapor fundo, junto com um litro de água quente e uma colher de chá de sal. Feche a tampa e coza a vapor, por oito minutos, ao clicar na tecla cozinhar. Nisto, distribua as ervilhas pelo acessório para vapor plano, enganche este no acessório para vapor fundo e continue a cozer os legumes durante dois minutos. Nesse processo, interrompa o tempo de aquecimento.

Posteriormente, reserve o acessório para vapor fechado, esvazie o recipiente de mistura, lave-o com água fria e pré-aqueça o forno a 200° C.

Arranje as cebolinhas, lave-as, corte-as longitudinalmente ao meio e depois em pedaços de quatro centímetros de comprimento. Deite os brócolos, a couve de Bruxelas e as ervilhas na forma de tarte e distribua por cima as cebolinhas.

É chegada a hora de deitar os ingredientes destinados à cobertura no recipiente e misturar durante 30 segundos no nível quatro. Verta o combinado sobre os legumes e polvilhe com parmesão. Por fim, coza a tarte durante 40 minutos até ficar castanha-dourada.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas fáceis de fazer, particularmente apetecíveis nos dias mais chuvosos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT