Gourmet e Vinhos

Adega de Favaios já certificou os primeiros moscatéis vegans do País

Vale lembrar, contudo, que pelo menos para já, apenas os vinhos de lotes entre 3 e 8 anos apresentam o selo vegan.
Fotografia: Kelsey Chance no Unsplash.

As notícias não podiam ser melhores para os que têm o veganismo como estilo de vida. Com o objetivo de tornar o “vinho mais inclusivo”, a Adega de Favaios, em Alijó, certificou os primeiros moscatéis vegans do País. São eles o Moscatel Adega de Favaios e o Favaíto, ambos a 4,89€.

Os vinhos fortificados juntam-se assim aos de mesa que, nesta propriedade do Douro fundada em 1952, já são produzidos sem qualquer produto de origem animal há uma década.

“Em resposta a uma tendência do mercado, começaram a surgir produtos enológicos de origem vegetal que revelaram resultados excelentes quando os testamos. Sentimos ser uma boa oportunidade para tornar o vinho mais inclusivo, apresentando vinhos aptos para consumo por vegetarianos e veganos”, explica Miguel Ferreira, enólogo da empresa, em comunicado citado pelo “Expresso”.

Vale lembrar, contudo, que pelo menos para já, apenas os moscatéis de lotes entre 3 e 8 anos apresentam o selo vegan. Nos “mais velhos ainda não é possível garantir a ausência de produtos de origem animal”, ressalva o profissional.

Leia também sobre o tinto de Lisboa que acabou de ganhar a Medalha de Ouro de Vinho Gastronómico. Carregue na galeria para conhecer todos as referências premiadas com medalha de ouro no VI Concurso de Vinhos de Alenquer.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT