As notícias não podiam ser melhores para os que têm o veganismo como estilo de vida. Com o objetivo de tornar o “vinho mais inclusivo”, a Adega de Favaios, em Alijó, certificou os primeiros moscatéis vegans do País. São eles o Moscatel Adega de Favaios e o Favaíto, ambos a 4,89€.
Os vinhos fortificados juntam-se assim aos de mesa que, nesta propriedade do Douro fundada em 1952, já são produzidos sem qualquer produto de origem animal há uma década.
“Em resposta a uma tendência do mercado, começaram a surgir produtos enológicos de origem vegetal que revelaram resultados excelentes quando os testamos. Sentimos ser uma boa oportunidade para tornar o vinho mais inclusivo, apresentando vinhos aptos para consumo por vegetarianos e veganos”, explica Miguel Ferreira, enólogo da empresa, em comunicado citado pelo “Expresso”.
Vale lembrar, contudo, que pelo menos para já, apenas os moscatéis de lotes entre 3 e 8 anos apresentam o selo vegan. Nos “mais velhos ainda não é possível garantir a ausência de produtos de origem animal”, ressalva o profissional.
Leia também sobre o tinto de Lisboa que acabou de ganhar a Medalha de Ouro de Vinho Gastronómico. Carregue na galeria para conhecer todos as referências premiadas com medalha de ouro no VI Concurso de Vinhos de Alenquer.