Em julho, uma publicação viral no TikTok revelava que os supermercados Continente oferecem aos clientes um serviço de táxi para os ajudarem a carregar as compras para casa. O serviço não é novo — já existe desde 2018 — e foi confirmada por uma fonte do grupo Sonae MC à NiT. Porém, foi mesmo uma novidade para a maioria dos portugueses.
“Em 76 lojas Continente Bom Dia, com especial incidência no interior do País, os clientes têm direito a táxi gratuito (até três quilómetros), com uma compra mínima de 50€”, garantiram os responsáveis. Mas parece que não é a única retalhista que oferece esta benesse aos clientes. A cadeia de supermercados e hipermercados Pingo Doce também disponibiliza uma possibilidade similar.
Apesar de o serviço não ser exatamente igual ao do Continente, tem algumas semelhanças. “O Pingo Doce dispõe de várias opções de conveniência para os clientes que preferem receber as compras em casa“, confirma à NiT fonte do grupo.
Através do Mercadão, a loja online do Pingo Doce, cuja gestão da operação está a cargo da empresa parceira, pode receber os produtos de forma gratuita. Isto quando o valor das compras é superior a 100€.
“Parte significativa dos consumidores acaba por atingir este patamar para beneficiar desta isenção”, revela a mesma fonte. Por vezes, existem algumas campanhas promocionais que baixam o valor. “O serviço de entrega ao domicílio do Mercadão está disponível em Portugal Continental, Açores e Madeira”.
O segundo serviço chama-se Encomendas do Chef e permite a entrega de refeições completas ao domicílio. “Trata-se de uma ementa especial criada pelos chefs Pingo Doce com pratos exclusivos e que inclui entradas, sopas, pratos e sobremesas Comida Fresca. Os pedidos podem ser feitos por telefone, no site ou na app ‘O Meu Pingo Doce’, e são entregues ao domicílio na data e horário de preferência do cliente, mediante disponibilidade.” Tal como na primeira modalidade, a entrega só é grátis para pedidos acima dos 100€.
Na terceira modalidade, os clientes podem fazer as compras numa loja física e, no final, pedir para que os artigos sejam entregues em casa. Para que isso aconteça, basta indicar, no balcão de serviço ao cliente, a morada, a data e o horário em que os quer receber. “As compras efetuadas até às 15 horas podem ser entregues no próprio dia.”
O Serviço de Entregas ao Domicílio está disponível, de forma gratuita, para os clientes que efetuarem compras a partir dos 99€, presencialmente e em lojas selecionadas. “No caso de a pessoa ter mais de 65 anos, ou se for cega, pode usufruir de entregas grátis, quando efetua compras em loja a partir de 25€”. Mas atenção: esta opção é exclusiva para clientes com cartão Poupa Mais registado.
As retalhistas Auchan, Aldi e Intermarché não dispõem de qualquer serviço do género, afirmaram em resposta ao contacto da NiT.
“Confirmo que não disponibilizamos este género de serviço. Em três das nossas lojas de centro de cidade em Lisboa — Picoas, Campo de Ourique e Tivoli/Avenida da Liberdade — somos parceiros da plataforma Glovo, através da qual os clientes poderão fazer as suas compras de forma fácil e conveniente, através da aplicação e receberem os produtos no conforto das suas casas, em cerca de 30 minutos. Em breve, contamos disponibilizar também esta opção nas nossas lojas de Areeiro e na recentemente inaugurada loja de Benfica”, avançou fonte do Aldi.
Ainda assim, o Grupo Os Mosqueteiros, acrescentou que “é composto por chefes de empresa independentes que gerem as suas lojas considerando o contexto das regiões onde estão inseridos”. “Assim, a disponibilização de alguns serviços aos clientes é, muitas das vezes, adaptada às características e às necessidades das localidades onde a insígnia abre os seus pontos de venda.”
Aproveite para ler também este o artigo sobre o novo Pingo Doce 100 por cento automático que abriu na Grande Lisboa. Por ali nunca há filas. Os clientes entram e saem apenas com um QR code. Carregue também na galeria e fique a conhecer este supermercado inovador.