Gourmet e Vinhos

Afinal, porque é que aquele bolo congelado da Mercadona é “mesmo incrível”?

Leva bolachas, chocolate branco e avelãs — e está em todos os feeds das redes sociais. Os portugueses estão loucos.
É a nova trend entre os portugueses.

A comida é como a música e o perfume: permite-nos viajar no tempo. Há pratos e guloseimas que associamos a bons momentos, que nos ficam na memória para sempre. E, por vezes, basta um sabor para recuarmos no tempo e regressarmos à infância.

É precisamente o que parece estar a acontecer a milhares de portugueses quando provam um bolo da Mercadona. A história é fácil de contar: o doce chegou discretamente às lojas da cadeia espanhola em setembro do ano passado e agora tornou-se viral nas redes sociais.

Mas, afinal, o que tem de especial? Oficialmente, chama-se Bolo Creme Avelã Branco, mas todos o conhecem como “o bolo da Mercadona que sabe a Kinder Bueno”. Já percebeu o que justifica a loucura, certo?

Ao sentirem a cremosidade da avelã, a crocância das bolachas e da textura do pão-de-ló é inevitável: muitos juram a pés juntos que o sabor é idêntico ao do famoso chocolate da Ferrero (aquela das barras com wafer crocante e recheio cremoso). E, sim, para muitos TikTokers da geração Z, esse é um “sabor da infância”. É bom recordar que o Kinder Bueno só foi lançado em 1990. E, em Portugal, só começou a tornar-se popular a partir de meados da década.

Sim, o hype em torno do bolo nasceu no TikTok. Os vídeos com provas e avaliações multiplicam-se na rede social e não se tem falado de outra coisa. Em quase todos, a nota atribuída é a mesma: “Dez sobre dez”. O adjetivo mais usado para o descrever? “Incrível”, mesmo.

A NiT falou com a marca para perceber os motivos de tanto sucesso. O segredo, garantem, está na combinação de diferentes texturas e sabores. E, como os olhos também comem, o “design moderno e contemporâneo que é, ao mesmo tempo, simples e elegante” também contribui — parece ter sido feito por um chef pasteleiro com estrela Michelin. Na verdade, a receita foi criada pela Hacendado, a marca alimentar da cadeia.

Na primeira dentada sente-se “o sabor da mousse de chocolate branco cremoso e queijo mascarpone que compõem o interior”. Entre eles, existem, em diferentes níveis, dois discos de pão-de-ló branco que “acrescentam textura e esponjosidade à mordida”. No centro do bolo está o creme de avelã.

Por cima disto tudo, leva uma cobertura de chocolate branco com grânulos de amêndoas, também cobertas com chocolate branco. Mas o melhor, diz quem prova, é mesmo a base. “É uma camada de creme de cacau com bolas de arroz crocantes, dando uma textura estaladiça na boca”, acrescenta a retalhista.

Custa 10€

Fazendo as contas, é quase um quilo de pura tentação — vá, 880 gramas, se quisermos ser mais explícitos. É difícil resistir-lhe, mas é melhor não comer um bolo inteiro sozinho: por cada 100 gramas de estará a ingerir 437 calorias; 31 gramas de gorduras; 35 gramas de hidratos de carbono, 26 dos quais açúcares; 4,5 gramas de proteína e apenas 1 grama de fibra.

O Bolo Creme Avelã Branco está à venda em todas as lojas da marca, na área de sobremesas congeladas e custa 10 €. Caso o divida em dez fatias — o que é perfeitamente possível, se não for guloso — cada uma fica a 1 €. Mas, atenção: é escusado devorá-lo assim que sair do supermercado.

A insígnia deixa o aviso: “O produto está congelado e para ser consumido em condições ideais deve descongelar no frigorífico durante nove horas ou a temperatura ambiente durante cinco horas.” Convenhamos, que para os gulosos mais impacientes, este é um grande senão. A recomendação da marca, porém, não impede que muitos o provem congelado frente às câmaras. Os comentários? “Doce e muito fresquinho.”

No fundo, este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do passa-palavra. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com o bolo — e os elogios que o acompanham nas redes sociais — muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros). Afinal, também querem provar.

No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em território nacional — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhadas pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar. Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.

Carregue na galeria e conheça outros dos produtos mais vendidos nas lojas da cadeia espanhola em Portugal.

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