Alguma vez recebeu uma refeição tão intragável que não sabia o que fazer com ela? Por vezes, a única coisa que queremos é atirar a comida para o lixo, mas ouvimos desde miúdos que não o devemos fazer — e não conseguimos contrariar essa ideia. Parece, contudo, que houve um alemão que não aprendeu esta lição, e há seis meses que anda a aterrorizar uma pequena região daquele país, deixando sandes “meio comidas” em locais diferentes.
Os habitantes não sabem ao certo quem é o culpado, mas têm fortes suspeitas que exista apenas um responsável visto que as sanduíches são sempre deixadas na autoestrada junto às aldeias de Königsborn e Heyrothsberge.
Vêm envoltas em papel de alumínio, mas há algo que muda frequentemente: o recheio. Segundo vários meios locais, às vezes vêm com queijo no interior, outras com salame ou salsichas. Há várias outras irregularidades nesta história bizarra: ora as sandes estão completas, ora têm uma (e apenas uma) dentada.
O patife não as deixa apenas na autoestrada. Na verdade, já encontraram pães nos quintais de várias pessoas e em muitos espaços públicos, o que faz com que os residentes fiquem ainda mais enfurecidos com o ato — que apenas ocorre nos dias da semana e antes das seis da manhã.
“Estamos a tratar deste problema de forma voluntária e somos nós que tomamos conta de tudo. Está a ser muito irritante”, diz Holger Becker, treinadora de equipa de futebol de Heyrothsberge, ao jornal “Bild”. A mulher de 59 anos já teve de apanhar “dezenas” de sanduíches do relvado onde a equipa local joga.
Algumas pessoas estão frustradas com a situação, mas outras estão fascinadas. O que leva alguém a fazer isto ao longo de seis meses? Anke Precht, uma psicóloga, apresentou a sua teoria à mesma publicação. “É possível que o condutor receba estas sandes, talvez de alguém próximo, mas não gosta delas. Em vez de ser honesto, tem de viver com aquele fardo e decide atirá-las pela janela do carro”, explica.
Os habitantes das aldeias, contudo, não concordam. “Porque é que não diz logo que não as quer comer?” A verdade é que seria bem mais simples do que simplesmente descartá-las no meio da estrada, até porque esta atitude pode levar a multas que chegam aos 400€. Isto porque na Alemanha é considerado crime atirar objetos de um veículo.