A ALDI delineou um objetivo ambicioso para 2024: abrir 150 lojas em Portugal. Esta quarta-feira, 20 de novembro, concretiza-o com a abertura de uma nova loja no concelho de Guimarães.
A nova loja fica na Rua Eng.º Margaride, na vila de Ponte e à semelhança dos restantes espaços da cadeia, tem uma área de vendas superior a 1000 metros quadrados e conta com um parque de estacionamento para 85 veículos.
“A abertura da loja de Ponte é um marco na estratégia de crescimento da ALDI, que tem vindo a aumentar o número de unidades em Portugal de forma contínua. Em 2023, a marca abriu 19 novas lojas, e já em 2024 inaugurou nove, com destaque para esta 150.ª loja, que representa um avanço significativo na sua meta de atingir as 200 lojas em todo o País”, refere a direção da insígnia.
A expansão da marca não se fica por aqui. Ainda este mês prevê abrir mais duas lojas: uma na Aldeia de Juso, em Cascais, no dia 27 de novembro, e outra em São Brás de Alportel, no dia 29 de novembro.
A fundação da ALDI — uma das principais concorrentes da retalhista Lidl (também alemã) no nosso País — remonta a 1913, quando Anna Albrecht abriu uma loja nos subúrbios de Essen (Alemanha) que oferecia produtos com preços mais baratos que o habitual. Em 1945, o negócio passou para Theo e Karl Albrecht, os filhos. Cinco anos depois já tinham inaugurado outro espaço na mesma zona.
Em 1967, a marca iniciou a expansão internacional, chegando primeiro à Áustria e, em 1973, aos Países Baixos, seguindo-se vários outros países. Em 1976, chegou a um novo continente graças à estreia da retalhista no Iowa, nos Estados Unidos da América.
A ALDI chegou a Portugal em 2006, com a abertura de supermercados no Algarve, mais especificamente em Portimão, Alcantarilha e Olhão. Seguiram-se as lojas de Odemira, Caldas da Rainha, Moita, Palmela e Santiago. Mundialmente, a insígnia alemã conta com mais de dez mil pontos de venda.