gourmet e vinhos

Aldi abre primeiro supermercado sem caixas nem filas para pagar

É um conceito idêntico ao do Amazon Go em que os clientes apenas pegam nos produtos e não tem de fazer o pagamento tradicional.
O supermercado ainda está em fase de testes.

A Amazon Go foi pioneira, mas depois disso já várias cadeias de supermercados apostaram em conceitos idênticos, em que os clientes não têm de passar pelas caixas para fazer o pagamento. Este ano, o Lidl tinha apresentado um espaço do género. Já este mês de setembro foi a vez do Aldi também se estrear neste tipo de lojas.

Por enquanto, o espaço apenas está aberto para colaboradores, como forma de testar o serviço. Abriu em Londres e para entrar os clientes terão de fazer um login através de uma aplicação. No final só têm de de sair e levar as compras. Recebem mais tarde um comprovativo por email do que foi comprado.

“Estamos entusiasmados em testar este conceito que irá permitir aos clientes escolher entre a vasta gama de produtos e sair da loja sem pagar da forma habitual”, explicou ao “The Grocer” Giles Hurley, o CEO do Aldi no Reino Unido.

Por enquanto, ainda não se sabe se o modelo poderá arrancar também noutros países. Certo é que já em abril tinha sido registado o nome Aldi Shop & Go, e este mês de setembro foi solicitado para aprovação o Aldi Go. O teste da cadeia alemã acontece numa altura em que no Reino Unidos a Amazon Fresh está a abrir em várias localizações.

Em Portugal, este conceito também já chegou, mas por enquanto são poucos os espaços onde o pode aproveitar. O Labs, do Continente, perto do Jardim do Arco do Cego, foi o mais recente a ser inaugurado, em maio deste ano.

Já o Pingo Doce tem um espaço do género no campus da Universidade Nova em Carcavelos, onde não existem caixas, nem dinheiro físico.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT