Gourmet e Vinhos

Aldi, Lidl e Mercadona são obrigados a retirar vários gelados do mercado

A autoridade de segurança alimentar espanhola alertou para a possibilidade destes produtos conterem pequenos pedaços de madeira.
Fotografia: Lama Roscu no Unsplash.

Esta quarta-feira, 10 de agosto, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) decidiu retirar do mercado, pela presença de “corpos estranhos” na sua composição, uma série de “referências de gelados”. Em causa estão produtos à venda nos supermercados Aldi, Lidl e Mercadona.

“Gelatelli 7×75 Eclipse de Lidl, Espiral 7×75 de Hacendado, Chupy Fresh e Chupy Cola do Aldi” são as marcas sinalizadas pela entidade, de acordo com a “Renascença”. Quem já tiver comprado alguma destas variedades, deve devolvê-las imediatamente ao local onde as comprou, segundo a AESAN.

Os lotes e as validades que geraram o alerta vão de “30/4/2024 a 20/7/2024 no caso dos produtos do Hacendado; de 31/4/2024 a 30/7/2024 nos produtos do Lidl e de 31/5/2024 a 31/7/2024 nos gelados do Aldi”.

Na sequência do alerta, o ALDI Portugal emitiu esta quinta-feira, dia 11, um comunicado no qual esclarece que, nas suas lojas portuguesas, estes gelados nunca foram comercializados, pelo que não há motivo de alarme.

Contactados pela “Renascença”, o Lidl Portugal também fez saber que os produtos em questão “não se encontram à venda” nos seus espaços portugueses.

A cadeia de supermercados Mercadona já reagiu igualmente, para informar que foi contactada pelo “fornecedor Lacrem”, no dia 29 de julho, para que procedesse “à retirada voluntária, e por uma questão de precaução, do Gelado Espiral Pack 7 Hacendado, devido à possível presença de pedaços visíveis do pau de madeira do gelado”.

O grupo espanhol garante que, “nesse mesmo dia”, retirou “todos os lotes deste produto dos seus supermercados em Espanha e Portugal”. Assegura, ainda assim, que no caso do produto se encontrar na posse de qualquer cliente que o pretenda devolver, “o valor ser-lhe-á restituído na loja mais próxima”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT