A cozinha nacional voltou a ter reconhecimento internacional. Depois de ter considerado o pastel de Belém como o melhor doce do mundo, o TasteAtlas, o site internacional especializado na partilha de pratos típicos dos vários cantos do planeta, destacou novamente o País.
Anualmente, a plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015 revela uma lista das melhores gastronomias e pratos do mundo com base nas avaliações médias dos utilizadores para pratos e países. No final de 2024, lançaram o ranking das melhores regiões gastronómicas do mundo e o Alentejo surge em nono lugar, com 4,4 estrelas em cinco.
A plataforma também destacou vários pratos e alimentos que devem ser provados, como a carne de porco à alentejana, queijo de Azeitão, paio de Beja, morcela de Portalegre, farinheira de Estremoz e Borba, presunto, açorda, sopa de cação, entre outros.
No que diz respeito aos restaurantes locais, o TasteAtlas recomendou o Moinho do Cu Torto, Restaurante Fialho, Tasca do Montinho, Retiro do Ernesto, Solar do Forcado, Dom Joaquim, Casa Mateus e O Espalha Brasas, conhecido pela sopa de tomate alentejana.
Além do Alentejo, foram destacadas outras seis regiões de Portugal: Trás-os-Montes (14.º), Algarve (20.º), Açores (51.º), Bragança (80.º), Vila Real (81.º) e Santarém (91.º). Em primeiro lugar ficou Campânia, no sul da Itália.
Em novembro, o guia já tinha partilhado a lista com os melhores e piores pratos portugueses. Sem surpresas, em primeiro lugar encontramos os pastéis de nata e, em segundo, o prato favorito do cantor Nick Cave, amêijoas à Bulhão Pato, ambos com uma avaliação de 4,6 estrelas. A completar o pódio encontram-se as espetadas da Madeira que mereceram 4,5 estrelas. A lista continua com carne de porco à alentejana, bolo do caco, frango assado com piri-piri, bitoque, polvo à lagareiro e o popular pão de ló de Ovar.
Além de classificarem os melhores pratos, houve espaço para os jurados determinarem as piores propostas da cozinha nacional. Bacalhau com todos e bolo-rei são duas propostas que não impressionaram. Em último lugar na lista da TasteAtlas ficou o Maranho da Sertã, um enchido feito à base da carne de cabra e de ovelha, em que recheiam o bucho, isto é, o estômago do animal.
Para chegar a estes resultados, a organização baseia-se nas avaliações de visitantes nas redes sociais e no seu próprio site. Depois usa ferramentas de inteligência artificial para validar as avaliações, fazer a média das classificações e organizar os próprios rankings.