Um vinho fresco não se mede pela temperatura a que é servido, mas sim pela frescura que se sente na boca ou no seu final. Por isso mesmo, um vinho tinto, servido à temperatura ambiente, pode ser bem fresco.
Esta analogia de frescura dificilmente encaixa tão bem noutros vinhos como acontece com os Altitude by Duorum. As uvas que lhes dão origem estão numa cota entre os 400 e os 500 metros de altitude, sujeitas a noites frescas, mas com ótima exposição solar e luminosidade durante o dia. Ou seja, é a combinação certa para lhes proporcionar uma excelente acidez. E assim também se entende o nome dado a esta nova marca da Duorum, lançada em 2022.
Em plena época de vindimas, que começou a 29 de agosto, sabemos que a vida na região do Douro Superior começa ainda antes de o sol nascer.
“A vindima nos socalcos é 100 por cento manual e tem início bem cedo de manhã para preservar a qualidade da fruta. Esta é depois colocada em caixas de 15 quilos e levada para a adega”, explica o enólogo, João Maria Portugal Ramos.
Das condições em que as uvas crescem, no alto do Douro, a este processo de colheita e depois à vinificação, tudo contribui para os resultados frescos, frutados e vibrantes que os vinhos Altitude by Duorum oferecem.
“São uma resposta à crescente procura mundial de vinhos mais frescos e equilibrados”, acrescenta João Perry Vidal, outro dos enólogos que trabalharam na criação dos vinhos Altitude by Duorum.
Daqui para a mesa, a escolha fica ao gosto de cada um. E embora o clássico, branco para peixe, marisco, massas e saladas, e tinto para carnes vermelhas e queijos seja uma premissa a manter, a marca sugere pratos já a pensar nas temperaturas do outono, que são uma ótima combinação.
“Feito a partir das castas Rabigato, Arinto, Códega do Larinho e Gouveio, um risotto de marisco é sempre uma boa opção para harmonizar o Altitude by Duorum branco. Já o tinto acompanha na perfeição, por exemplo, um cabrito assado no forno com batatas assadas e esparregado”, sugere João Perry Vidal.
O especialista acrescenta: “É um vinho tinto com um aroma intenso, dominado pela fruta madura, como a ameixa, amora, framboesa e morango, e pelos aromas florais de violeta. Encorpado, fresco, com acidez equilibrada, bem envolvida no seu corpo e volume. Taninos firmes, maduros e suaves, com um final fresco e persistente”.
No caso de preferir a versão branca, saiba que este é um vinho “fresco e elegante na boca, com final longo, aroma intenso a limão maduro, ananás e ligeiras notas tropicais”.
Além de produtos de qualidade, a marca reforça o seu compromisso com o ecossistema natural em que cresce. Como refúgio da biodiversidade local, a Duorum Vinhos aposta em decisões conscientes, desde boas práticas na vinha até à escolha da garrafa (de vidro leve), como meios para a preservação e conservação das espécies (muitas delas ameaças) que aqui habitam. É precisamente daí que surge o pássaro curioso, pousado num galho, no meio das nuvens que vemos no rótulo desta marca.
Os vinhos Altitude by Duorum podem ser comprados em várias garrafeiras e hipermercados de todo o País, com o preço de venda recomendado de 7,99€.