A Páscoa é o segundo maior feriado e celebração religiosa para os ucranianos. E um dos grandes protagonistas é mesmo a “Paska”, um pão feito com leite, fermento, açúcar, farinha, manteiga e sal que deve ser benzido antes de ser comido.
Depois de limpar muito bem a casa, cada família deve preparar esta iguaria especial. Tradicionalmente, deverá haver uma para casa membro. E não se poupa nos esforços: há que amassar a massa por pelo menos uma hora.
Depois de decorado com símbolos como cruzes, flores, folhas e até pássaros, é colocado numa cesta, com todos os outros itens que não puderam ser consumidos durante o jejum da quaresma. Só depois de serem benzidos, no dia de Páscoa (celebrado este ano a 16 de abril na Ucrânia), são finalmente comidos.
É quase como uma espécie de folar ou panetone, mas se ainda não percebeu bem como é preparado não se preocupe. Na próxima sexta-feira, 24 de março, o Cascais Food Lab organiza um workshop em que dá destaque precisamente aos sabores ucranianos da Páscoa.
“Esta oficina gastronómica é um motivo perfeito para reunir a família e os amigos, convidando a juntar-se à família do Cascais Food Lab para cozinhar, degustar, aprender mais sobre os rituais da Páscoa e partir alguns ovos”, garantem os responsáveis. Entre as 18 e as 22 horas, a chef Julia Seraya guiará os participantes ao longo da preparação da Paska. Mas não ficará por aqui.
Neste dia, aprenderá ainda a cozinhar carne de porco no forno com muito alho e a decorar ovos. No final, come-se, claro. E ainda leva para casa um dossier com receitas e o certificado de participação. As inscrições podem ser feitas online e custam 45€.
“Julia Seraya é uma entusiasta pasteleira da Ucrânia. Ela iniciou-se enquanto empreendedora a fazer bolos e sobremesas, e criando a sua própria marca — Serayapechet. Enquanto fazia encomendas, Julia aprendeu e aperfeiçoou técnicas de confeção e, também a arte de decoração. A sua formação em engenharia combinada com paixão de criar, levou-a à vitória na Competição Chef de All-Ucraniano”.