Até 19 de agosto, a Casa do Vinho Verde, no Porto, e várias quintas de produtores desta região demarcada transformam-se em salas de cinema a céu aberto, para alegria dos cinéfilos de plantão e dos apaixonados por atividades ao ar livre.
“Bombshell” (2019), de Jay Roach; “O Caso Spotlight” (2015), de Tom McCarthy; “Alice nas Cidades” (1973), de Wim Wenders; “The Post” (2017), de Steven Spielberg; e “Rosewater” (2014), de Jon Stewart, são os filmes para ver na terceira edição do evento Cinema Na Vinha, que tem 11 sessões programadas — a primeira já passou e a segunda está esgotada, mas ainda há muito para assistir. Todas as exibições são acompanhadas por uma prova de referências de diferentes perfis de vinhos verdes, dos leves e frescos aos minerais, complexos e estruturados.
Este ano, as longas-metragens escolhidas “abordam o poder das imagens e a relação que o cinema, assim como o jornalismo, estabelecem com a noção de verdade e a forma como os meios de comunicação de massa influenciam a forma de interpretar o mundo”, explica a organização em comunicado.
A iniciativa trata-se de “uma aposta vencedora” da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), revela Carla Cunha, diretora de marketing da entidade, acrescentando que o objetivo é a “promoção da ligação entre vinho verde e cultura, que tem registado uma procura crescente por parte do público e desafiado os produtores a um novo formato de acolhimento na perspetiva do enoturismo, que muito valoriza o território e os vinhos”.
Todas as sessões têm início às 21 horas e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes (5€), assim como os contactos e localizações de cada espaço envolvido estão disponíveis online. Carregue na galeria para saber as datas e os locais em que cada filme será exibido.