Gourmet e Vinhos

Arcádia celebra aniversário com novas lojas e um lançamento “muito especial”

Aos bombons e línguas de gato vão juntar-se novos produtos — para serem devorados em breve. A NiT revela alguns segredos.
Estão a chegar várias novidades.

Acabaram de abrir a 40.ª loja e já têm outras duas em vista. A Arcádia é marca portuguesa de chocolates artesanais mais antiga do País — e tudo indica que continuará a ter uma longa vida. A NiT foi tentar conhecer todas as novidades da casa que celebra 90 anos de existência.

Em 1933, ano em que a marca foi fundada por Manuel Bastos, não havia ninguém que não a conhecesse. Afinal, a Confeitaria Arcádia na Praça da Liberdade era uma das mais seletas referências do Porto. E hoje o cenário não é muito diferente — agora assegurada pela terceira geração da família Bastos.

Da fábrica na Rua do Almada saem, todos os dias, chocolates artesanais e deliciosos para as 40 lojas da marca. Sim, todos os bombons, tabletes ou línguas de gato que tanto adora são feitos ali, a partir das receitas de sempre e através de processos de manufatura tradicionais. E, claro, sem quaisquer corantes ou conservantes.

“Os 90 anos de existência significam que a Arcádia é uma marca portuguesa com história, que faz parte da vida das famílias, geração após geração. Consegue adaptar-se e reinventar-se sem nunca perder o Norte aos seus valores. Ao longo destes anos fomos ultrapassando os mais variados desafios, e que hoje continuamos a trajetória de crescimento sustentável para manter tudo isto nas gerações futuras”, dizem os responsáveis à NiT.

Para celebrar este marco, a Arcádia revela que preparou o lançamento de um “produto muito especial”. Os detalhes, esses, continuam em segredo, à espera do momento certo para serem divulgados.

“Temos outras novidades a apresentar” acrescentam. “Em breve, vamos ter três novos macarons. Serão de pistachio, ananás e mirtilo. Vamos também acrescentar um novo gelado de pistachio. Mas mais não podemos desvendar. Terão de ficar atentos.”

Sejam quais forem, apostamos que ninguém vai resistir às tentações. E todas vão poder ser devoradas nas duas novas lojas da marca. “Acabámos de abrir o 40.º espaço da Arcádia no centro comercial Nova Arcada, em Braga — a nossa terceira unidade na cidade. Nos próximos meses iremos abrir outras duas, uma em Lisboa, na Avenida da Igreja em Alvalade, e outra em Matosinhos Sul, na Rua de Brito Capelo. Em breve teremos também algumas novidades de novos espaços que irão abrir em regime de franquia”.

Ambas as localizações, Alvalade e Matosinhos Sul, eram zonas nas quais os responsáveis sempre tiveram interesse. “No entanto, como tudo o que fazemos, esperamos pela oportunidade certa para avançar. São dois espaços excecionais e que se enquadram totalmente com o conceito Arcádia.”

Pelo que conseguimos descobrir, o novo espaço em Alvalade segue o mesmo conceito das lojas abertas recentemente. No exterior, terá uma esplanada com cerca 35 metros quadrados e um total de cerca 65 lugares sentados.

“Em Matosinhos, iremos ter um conceito bastante diferenciador. Será mais leve, mais jovem e com uma decoração moderna.” No exterior vai haver também uma esplanada abrigada com cerca de 50 metros quadrados. Fica a apenas dois quarteirões da praia de Matosinhos e terá mais de 100 cadeiras.

Nas duas serão vendidos tantos os chocolates e as amêndoas, como todos os outros produtos de pastelaria, cafetaria e gelados. Além disso, serão servidas refeições. E, como seria de contar, terão disponíveis as drageias de licor Bonjour peloas quais a marca é tão conhecida.

Esta especialidade da marca portuense foi trazida de França pelo seu fundador, Manuel Pereira Bastos, pouco tempo depois do início do negócio, nos anos 40. Passadas tantas décadas, continua a ser um dos produtos mais vendidos nas lojas. A New in Porto foi descobrir como se produzem. Leia o artigo e descubra tudo.

A seguir, carregue na galeria para ver os detalhes do fabrico das drageias.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT