Gourmet e Vinhos

ArtBeerFest: o festival que leva mais de 400 estilos de cerveja artesanal a Caminha

São esperados mais de 30 mil visitantes nesta 11.ª edição, que conta com um total de 50 cervejeiras, nacionais e estrangeiras.
A cerveja é a rainha da festa.

Os portugueses adoram cerveja. Pelo menos, é isso que dizem os números. O consumo desta bebida fermentada em Portugal tem aumentado nos últimos anos: em 2019, cada português, bebeu, em média, 37 litros. Este valor coloca o País como um dos maiores consumidores de cerveja na Europa e, assim sendo, é comum haver festividades onde a bebida é protagonista.

Há variedades para todos os gostos, mas a imperial (ou fino) é a mais pedida pelos apreciadores, sobretudo nos fins de tarde mais quentes. E, nos próximos dias, terão oportunidade de o fazer em Caminha, num cenário especial.

O ArtBeerFest, regressa ao Praça do Terreiro da cidade minhota para a 11.ª edição, entre 11 a 14 de julho, com uma variedade de 400 estilos de cerveja. Entre as 17 horas e as quatro da manhã (os horários variam consoante os dias), poderá provar diversas receitas, nacionais e estrangeiras, sendo 29 de origem portuguesa e 21 provenientes de países como Suécia, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Chéquia, Hungria, Suíça, França ou Espanha. A organização espera atrair mais de 30 mil visitantes. 

Desde 2013, o centro histórico de Caminha recebe os apaixonados por cerveja durante estes dias de festival, que dá a conhecer diferentes referências desta bebida, mas também oferece atividades como provas gastronómicas, master classes, performances e animações de rua.

O programa inclui um workshop da cervejeira alemã Ayinger Privatbrauerei no Teatro Valadares, e a exposição de artes plásticas ArtVibe Caminha. Os interessados em juntar a corrida (ou caminhada) à paixão pela cerveja, podem participar na Mikkeller World Beer Run e ganhar uma cerveja ao percorrer dez quilómetros pelas margens do rio Minho.

A entrada no festival custa 4€ por pessoa, e inclui um copo reutilizável. Relativamente às cervejas, os preços médios rondam o mesmo valor. O programa completo do ArtBeerFest está disponível online

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Artbeerfest (@artbeerfest)

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT