Gourmet e Vinhos

As batatas fritas sensação da Mercadona que todos comparam às do McDonald’s

Os portugueses compram 40 mil pacotes por mês. Servem como acompanhamento para refeições de prato ou como snack.

Quais são as batatas fritas mais famosas do mundo? A resposta leva, quase inevitavelmente, até a um dos produtos estrela do McDonald’s, alvo regular de especulação sobre qual será o ingrediente que o torna tão viciante. Em 2023, uma potencial revelação correu o mundo: alegava-se nas redes sociais que as batatas eram cozinhadas com um aditivo de sabor a carne de vaca, como lhe contámos neste artigo.

Essa discussão continuou, com a marca a negar todas as acusações; mas polémicas à parte, os fãs continuam a comprá-las aos milhões. Só que nem sempre há um restaurante à mão e, nesses casos de emergência, há um produto SOS que tem feito furor em Espanha e Portugal. Desde 2022 que se multiplicam nas redes sociais as comparações — e as provas — entre as batatas do McDonald’s e as Patatinas da Mercadona.

A receita tem a assinatura da Hacendado, a marca própria da cadeia espanhola de supermercados, e em 2021 acabaria por sair das estantes, para fúria de muitos clientes. Os protestos, sobretudo nas redes sociais, tiveram o condão de fazer a cadeia recolocar as batatas crocantes no leque de produtos à venda. Continuam a ser produzidas em Navarra, com o propósito de simplificar o conceito de french fries.

“Dentro do Modelo de Coinovação da Mercadona, em que estudamos e damos resposta às necessidades dos nossos chefes, os clientes, apercebemo-nos que no sortido de batatas fritas podíamos acrescentar um produto que fosse consumido ao estilo snack, ou seja, diretamente do pacote, e, ao mesmo tempo, fosse um excelente acompanhamento para refeições de prato, como um hambúrguer, por exemplo, ao estilo french fries”, explica fonte da cadeia à NiT.

Patatinas Mercadona
Custam 1,60€.

Embora a Mercadona não comente as comparações, o que é certo é que o grafismo do pacote faz lembrar os célebres pacotes vermelhos onde são servidas as batatas da cadeia de fast food norte-americana. E a verdade é que as Patatinas já se tornaram “um produto de referência na gama de batatas fritas”.

Nas 50 lojas espalhadas pelo território nacional vendem-se diariamente 1250 pacotes, ou seja, perto de 40 mil por mês. Cada embalagem de 120 gramas custa 1,60€.

Como seria de esperar, está longe de ser um produto amigo da dieta. Cada 100 gramas de Patatinas têm 545 calorias, com um total de 33 gramas de gordura e dos quais 55 são hidratos. Contém ainda 7 gramas de fibras, 3,5 de proteína e 0,85 de sal.

A cadeia fechou 2023 com um total de 49 lojas em Portugal, e planeia continuar a expansão no país. Em 2024, a cadeia de retalho espanhola pretende abrir mais 11 novos espaços e a 8 de agosto abre mais um espaço a norte, em Oliveira de Azeméis.

Esta abertura representa a primeira de um total de oito que estão previstas para este ano. As próximas localizações incluem Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio).

A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs porrtugueses. As empanadas juntam-se aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Sem esquecer torradas feitas com pão de croissant.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista que “têm sido um sucesso” em Portugal.

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