Gourmet e Vinhos

As cookies de chocolate que conquistaram Viseu estão a chegar às lojas de Lisboa

Por correio, Sofia Santos já envia estas bolachas caseiras para todo o País. Em breve, vão estar disponíveis numa loja.
Experimente.

Desde que se lembra, Sofia Santos tem um fascínio pelos programas de televisão em que há pessoas a cozinhar. “Já na infância, por alguma razão, adorava aquele universo e ficava sempre com vontade de tentar replicar em casa o que via. A paixão por tudo o que envolve o mundo da cozinha começou aí”, conta à NiT esta natural de Viseu, com 25 anos.

Mais do que imitar, Sofia gostava de testar coisas novas e andava, volta meia, em experiências. “Preparava refeições para amigos e familiares, além de fazer bolos e doces. O feedback era bastante positivo. Diziam-me sempre que devia investir em algo na área”, acrescenta. Ainda assim, na hora de decidir o que queria estudar, a viseense optou por Ciências da Nutrição, curso que tirou na Universidade do Porto. “Também está ligado à alimentação, mas na sua vertente mais saudável”, diz.

Apesar de estar pronta a exercer a profissão desde 2022, ano em que concluiu a licenciatura e se inscreveu na Ordem nos Nutricionistas, acabou por nunca o fazer. “Curiosamente, quando terminei o curso decidi que estava na hora de apostar num negócio próprio. A nutrição podia esperar um pouco, ou muito até, se tudo correr bem”, comenta.

Tratou então de desenvolver a receita de bolachas com pepitas de chocolate que seria a protagonista de Scookies, a marca que apresentou ao público em agosto do ano passado. Todas são feitas por si, a partir de casa.

“Queríamos apostar numa coisa que não fosse muito comum na zona e estas bolachas pareceram-nos ser o caminho natural. São algo bastante clássico, de que quase toda a gente gosta e que sabe sempre bem, seja ao lanche ou como sobremesa, por exemplo. Procurámos então os melhores ingredientes, que são todos portugueses, com exceção do chocolate, que é belga, e fomos jogando até encontrar a textura, o aroma e o sabor ideais. Fizemos várias provas e testes até chegar a este resultado final”, explica.

Tem 25 anos.

Sem adiantar muito, Sofia revela que as bolachas se destacam por não terem apenas um nível de sabor. “As pessoas provam e vão sentido o tostado e depois a baunilha ou o chocolate. É uma experiência gradual”.

Apesar da sua ligação à área, a responsável não achou fundamental que as bolachas fossem saudáveis. “Gosto muito da ideia do comer saudável e acho que é incrivelmente importante, mas dentro desse reino, uma parte fulcral é o equilíbrio. Assim como há alturas para comer salada e fazer exercício físico, há alturas para uma pessoa se sentar a beber café e comer uma bolacha. Existem momentos para tudo”.

Inicialmente, as propostas apenas estavam disponíveis em caixas de seis unidades (12,5€), cada uma com 50 gramas. Mais tarde, juntou opções de 25 gramas, à venda em caixas de 12 unidades (15€), “perfeitas para quando apenas apetece dar uma dentada”.

Para já, ambos os tamanhos podem ser encomendados online, independentemente da parte do País em que os clientes estiverem. A empreendedora garante que chegam até toda a gente através do correio. O maior público está em Viseu, mas a empresa conta pedidos de Coimbra, Aveiro, Porto e Lisboa, por exemplo.

Em breve, também vai encontrar as criações em espaços físicos na capital. “Assim, os clientes podem encomendar as que quiserem e recolher no local, sem nenhum custo adicional. Ainda não há data, mas está previsto chegarem à Oh, Maria, uma loja de flores, num futuro próximo. É questão de estar atento às redes sociais”.

Sofia prevê, igualmente, acrescentar novas receitas à oferta. “Para o verão, devo apresentar algo mais frutado, com limão ou frutos vermelhos. Já iniciei as experiências, porém, nada está definido”, avança.

Além de aumentar o portefólio, sonha em ter um espaço próprio no qual o comercializar. “É uma vontade. Esta não se realizará no imediato, contudo, acredito que será possível”.

Até lá, estas propostas tentadoras, cujo nome é uma junção de bolacha em inglês com o ‘s’ de Sofia e de sassy, que pode traduzir-se como atrevido, estão à distância de uns quantos cliques. “Quero que este seja um produto ousado. Para isso, incentivo as pessoas a adicionarem mensagens, estejam a encomendar para si ou para oferecer alguém, com algo que desejem muito dizer”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT