Gourmet e Vinhos

As cookies de chocolate que se preparam em 3 minutos no microondas

Não levam muitos ingredientes, fazem-se rapidamente e são a companhia ideal para uma tarde passada em casa.
Ficam deliciosas.

São pequenas, deliciosas e podem ser comidas a qualquer altura. Quer esteja a passear, a ver um filme ou até a trabalhar, as bolachas são o doce perfeito para nos fazer companhia durante o dia — e tornam-se ainda melhores quando estamos em baixo. Crescemos com elas nos armários lá de casa e, mesmo em adultos, continuamos a abastecer-nos com este snack indispensável.

As famosas chocolate chip cookies são mais uma das iguarias que todo o mundo adotou dos Estados Unidos da América e, apesar da popularidade, têm uma história bastante recente. Tudo começou em 1938, quando as chefs Ruth Graves Wakefield e Sue Brides procuravam criar algo que não fosse as típicas bolachas de chocolate. Muitos dizem que foi um mero acaso e que, na verdade, queriam que as pepitas se derretessem, mas isso não é verdade. O primeiro protótipo foi feito com pedaços de barras de chocolate da Nestlé. O sucesso foi tanto que não chegaram a alterar a receita.

Rapidamente começaram a fazer parte do dia a dia dos norte-americanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos dos soldados naturais de Massachussets, onde as bolachas foram criadas, recebiam embalagens com estes biscoitos caseiros. Partilhavam-nas com os outros que as desconheciam e estes acabavam por pedir às mulheres que as cozinhassem para uma próxima vez.

Atualmente, são várias as abordagens a esta receita, mas as pepitas (ou raspas de chocolate) estão sempre presentes. Podemos fazê-las numa frigideira, no forno e, surpreendentemente, no microondas. O blogue e conta de Instagram “Receitas da Belinha Gulosa” partilhou uma versão que adora, e faz-se em pouquíssimos minutos. É também uma ótima atividade para incentivar o gosto pela cozinha nos miúdos.

Do que precisa

— 1 chávena de farinha
— 1/4 chávena de açúcar amarelo
— 1 ovo
— 1 pitada de sal
— 1 colher de sopa de chocolate em pó
— 1 colher de sopa de manteiga
— 1 colher de sobremesa de raspas de chocolate

Como se faz

Comece por misturar a farinha, o açúcar, o sal, o chocolate, a manteiga e o ovo numa tigela. Mistura tudo e, com as mãos, forma pequenas bolinhas e coloque-as num prato barrado com manteiga. Leve ao microondas entre três a cinco minutos, parando de minuto a minuto, e deixa repousar durante 20 segundos. Deixa arrefecer um pouco e estão prontas a ser devoradas.

Caso seja fã de chocolate, carregue na galeria para descobrir outras receitas onde este ingrediente é a estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT