Gourmet e Vinhos

As cookies feitas à moda antiga que conquistaram os portugueses chegaram à Uber Eats

Depois do sucesso na Wonderland Lisboa, a Cookielandia já está na plataforma de entregas. Em breve, também vai poder pedir o chocolate quente.
Os corantes são naturais.

Apesar da roda gigante, da pista de gelo e de todas as outras ativações, o maior fenómeno do Wonderland Lisboa, em dezembro do ano passado, foram as bolachas da Cookielandia. Eram vendidas tantas cookies e chocolates quentes que os stocks esgotavam todos os dias antes do final da festa. Agora, a boa notícia é que estas cookies coloridas já estão disponíveis na plataforma da Uber Eats.

“Como ainda não apostámos numa loja física, esta foi a forma rápida que encontrámos de dar resposta aos vários pedidos que nos têm chegado desde que estivemos no evento em dezembro”, explica Filipa Soares, a empresária que fundou a Cookielandia.

Embora a responsável tivesse noção de que seria um produto diferente dos que habitualmente são vendidos neste género de feiras e mercados, ninguém estava à espera desta popularidade estrondosa. Mas parece que o sabor aliado à escolha de produtos equilibrados e às cores de algumas das cookies foram a fórmula perfeita para o sucesso.

“Queríamos uma receita verdadeiramente tradicional, sem conservantes. Usámos apenas dois corantes que são naturais e não usamos açúcar branco refinado. Só amarelo, que é menos prejudicial. Acreditamos mesmo que estas são as melhores e mais equilibradas cookies feitas em Portugal”, diz Filipa Soares, de 38 anos.

Ao contrário do que possa parecer, não foi nada fácil afinar a receita tal como a conhecemos. “Fizemos vários testes até chegarmos ao resultado ideal.”

Este era um dos imperativos de Filipa Soares e dos outros dois sócios quando decidiram encontrar as bolachas com uma receita tradicional que zelasse pela parte saudável. A outra meta passava por levar até às feiras e eventos um doce alternativo aos produtos habituais — como fritos, churro e farturas carregadas de açúcar.

Filipa trabalha na área financeira e os sócios estão ligados ao desporto e às letras. No entanto, mantém negócios paralelos na área da restauração. Ela é proprietária da Brasileirinha, um negócio de coxinhas que já existe em Gaia, Lisboa, Felgueiras. E os outros dois parceiros têm também negócios de food trucks.

“As nossas formações profissionais não têm nada a ver. Mas esta área tem muito potencial para criar projetos apelativos, quer para o cliente final a terem acesso a produtos de qualidade a um preço interessante”.

E acrescenta: “Percebemos que embora houvesse sempre uma oferta diversificada de comida, faltava algo doce, que não fosse carregado de óleo e açúcares refinados.” As bolachas pareceram-lhes uma boa opção. “Como as cookies são todas feitas sem conservantes, não têm uma validade muito grande. Duram cerca dos cinco ou sete dias”.

Além das cookies tradicionais, existem versões de red velvet, de blue velvet, de chocolate com pepitas, de manteiga de amendoim e de frutos secos. Na loja da Cookielandia na Uber Eats pode encontrar todas as opções com o mesmo preço: 2,60€. Um valor bem mais baixo do que é normal no resto do mercado. Se quiser experimentar todos os sabores, pode ainda encomendar um pack de degustação de seis cookies a 15€.

Nas próximas semanas vai ficar disponível o famoso chocolate quente da marca. “Será vendido em saquetas e depois os clientes têm apenas de juntar leite, ou bebida vegetal, como preferirem”. Desta forma, a qualidade e o sabor não ficam comprometidos. O cacau, garante Filipa Soares, será o mesmo que é usado nas máquinas do Wonderland.

Pode encomendar as bolachas da Cookielandia apenas na zona de Lisboa, mas os proprietários garantem que em breve vão estar também no Porto. “O objetivo é usar só recursos das nossas empresas e levar as cookies para o resto do País.”

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