Gourmet e Vinhos

Está tudo louco com as empanadillas da Mercadona — vendem-se 20 mil por mês

A especialidade espanhola viajou até Portugal e criou mais uma legião de fãs. É simples, prática e pode comer-se fria.
Pode até dar uma refeição para um encontro.

As empanadas nasceram em Espanha, mas rapidamente chegaram a todo o mundo. O hábito nasceu nas regiões agrícolas em que os pastores levavam os petiscos para comer durante o trabalho no campo. Com o passar do tempo, a massa e o recheio das empanadas foram sendo aperfeiçoados até chegarem à versão que vemos atualmente à venda nos supermercados.

A fusão dos sabores, envolvidos por uma massa macia, conquistaram já muitos portugueses. A Mercadona começou a vender embalagens destas empanadas em Espanha, em 2006. Deste então que tem sido uma loucura e a procura virou-se também para as empanadillas, a versão individual e mais prática das empanadas.

Em 2019 a cadeia decidiu exportar os salgados para Portugal e o resultado é parecido: os portugueses adoram. Traduzindo em números, a retalhista vende cerca de 20 mil embalagens por mês destes petiscos fabricados na Corunha.

O fenómeno repete-se, sobretudo nos meses de verão, quando a vontade e o tempo para cozinhar diminuem drasticamente. O facto de serem versáteis e muito práticas são alguns dos motivos apontados pela cadeia para o sucesso de vendas.

“É um produto que chega clientes de diferentes idades. O modo de preparação é muito versátil. Podem ser feitas no forno, na air fryer ou fritas e no momento de consumo, tanto podem servir como aperitivo, merenda ou prato principal”, diz à NiT uma fonte da cadeia espanhola.

Outra vantagem, apreciada nesta altura do ano em que se fazem mais piqueniques, é que sabem bem frias. São, por isso, uma ótima opção para preparar no dia anterior e depois levar para a praia, para almoçar.

mercadona
A embalagem que pode encontrar nos congelados.

As empanadas da Mercadona são recheadas com atum e estão à venda em todas as lojas da marca, na área dos congelados. Cada embalagem custa 1,90€ e traz entre 14 e 17 empanadas. O que significa que cada exemplar fica a 0,11€. Pode comê-lo a qualquer altura do dia, mas o povo da Corunha garante que é uma ótima opção para o final da tarde a acompanhar por caña, que é como quem diz uma imperial bem fresca.

Este é apenas mais um dos produtos da retalhista espanhola que se tornaram fenómenos de vendas através do “passa a palavra”. E, como tem sido habitual, quando se cruzarem com a sobremesa — e os elogios que o acompanham nas redes sociais —, muitos portugueses vão fazer uma espécie de peregrinação à loja mais próxima (que até pode ser a dezenas de quilómetros)

No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em território nacional — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhadas pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar.

Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos do Mercadona que “têm vendido como pãezinhos quentes”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT