Gourmet e Vinhos

As melhores cervejas artesanais portuguesas vão inundar os jardins do Palácio Baldaya

A Aldeana, Bah, Chica, Dois Corvos, Lince, Pato e Rafeira são algumas das marcas confirmadas no icónico espaço em Benfica, na capital.
Fotografia: kazuend no Unsplash.

Nos dias 17 e 19 de março, os incríveis jardins do Palácio Baldaya, em Benfica, voltam a receber algumas das melhores cervejas artesanais do País. Trata-se da segunda edição do festival Cervejas ao Baldaya, que estreou em 2022 com o objetivo de promover e divulgar esta bebida alcoólica produzida a partir da fermentação da cevada e lúpulo.

8ª Colina, Aldeana, Bah, Chica, Dois Corvos, Lince, Pato, Piratas, Rafeira, Seleção 1927, Lindinha Lucas, Aldeana, Mean Sardine e Baroma são as marcas que vão apresentar os seus rótulos no evento de entrada gratuita. Para o consumo e prova das diferentes referências, o interessado precisa, contudo, de adquirir o copo oficial da iniciativa. Dependendo do estilo e da marca, o preço das cervejas disponíveis varia entre os 2,5€ e os 5€.

Diretamente dos pomares de Carrazeda de Ansiães, chega uma convidada especial, a sidra, que resulta da fermentação de maçãs. A proposta dos transmontanos Sidra Alfa é uma boa alternativa para aquele amigo que não aprecia tanto cerveja, mas não quer ficar de fora da festa. Esta conta ainda com animação musical, que vai estar a cargo de DJ Dedy Dread. Também haverá street food.

A história deste bonito palácio começou a escrever-se em 1783, data da primeira referência escrita que confirma a existência da Quinta do Desembargador, que viria a ser a Quinta da Baldaya quando, em 1840, foi dado a D. Maria Joanna Baldaya como presente de casamento.

Após a morte da proprietária, que não tinha herdeiros diretos, o palácio teve diversas funções. “Nos finais do século XIX funcionou como hotel e no início do século XX foi vendido ao Estado, que ali instalou o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária em 1913”, nota o município de Lisboa.

Desde 2017, ano em que abriu como polo cultural e de inovação, dispõe, igualmente, de biblioteca, ludoteca infantil e espaço coworking.

Enquanto a festa não começa, carregue na galeria para conhecer alguns dos bares de Lisboa em que não falta cerveja.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT