Gourmet e Vinhos

As melhores receitas dos chefs para aproveitar as sobras do jantar de Natal

Rui Paula, Kiko e José Avillez têm sugestões maravilhosas para combater o desperdício alimentar tão comum nesta altura do ano.
Anote.

Três quilos por semana, cerca de 15 quilos por mês. Uma média de 183,5 quilos de comida desperdiçada por ano, por cada português. Os números revelados pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, no Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se celebrou no final de setembro, revelam bem como precisamos de mudar os nosso hábitos.

Segundo o relatório, em 2020, por exemplo, foram desperdiçados em Portugal 1,9 milhões de toneladas de alimentos. E grande parte desse desperdício aconteceu durante o período das festas do final de ano — como vai acontecer agora no Natal e na Passagem de Ano. Por isso mesmo, a Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, partilhou algumas dicas sobre como reduzir e incentivar a diminuição do desperdício nesta época.

Entre elas está, claro, a seleção de produtos comprados. Se ainda não fez as compras para a noite da Consoada, faça primeiro uma lista o mais precisa possível. Não vale a pena comprar produtos de que não vai precisar e que irão, inevitavelmente, acabar no lixo sem terem sido consumidos.

Outra dica é que comece já a pensar em receitas antidesperdício. Pode aquecer os alimentos que sobraram ou usá-los para criar pratos alternativos e que vão parecer completamente novos. É essa, aliás, a sugestão de vários chefs nacionais através do movimento Unidos Contra o Desperdício

Tem por exemplo, uma açorda de bacalhau do chef Rui Paula, ou um strudel também de bacalhau, de José Avillez. O objetivo é criar receitas com ingredientes que já tem em casa, tudo para que não tenha de sair propositadamente à rua.

E se com o bolo-rei que sobra só costuma fazer umas torradas com manteiga, o chef Kiko, por exemplo, explica-lhe como pode transformar esse bolo num belíssimo pudim. Esta base também funciona lindamente com rabanadas. É experimentar e não deitar nada fora.

Carregue na galeria para conhecer as receitas que pode fazer com as sobras de Natal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT