Quem fala em quiche, pensa imediatamente na versão originária da Lorena, em França, a célebre quiche Lorraine. Acontece que a receita prática e versátil surgiu na Alemanha, durante os tempos medievais.
Na verdade, o seu nome é inspirado na palavra kuchen, que significa bolo em alemão. Ganhou popularidade e, com isso, novas versões. A original, do século XVI, era feita com creme à base de leite e ovos e bacon fumado. Já a base era feita com massa de pão.
Mais tarde, em França juntou-se-lhe o queijo. A internacionalização da receita começou no Reino Unido, após a Segunda Guerra Mundial, e mais tarde chegou aos EUA, na década de 50 do século passado. A partir daí, começaram a adicionar-se novos ingredientes, como carne e peixe.
Atualmente, as quiches são uma opção segura para quem gosta de receitas simples. Acompanham bem qualquer momento do dia e podem ser comidas tanto ao pequeno-almoço, como ao lanche ou jantar.
Acresce a vantagem de poderem ser levadas para o trabalho ou para a escola, no caso dos miúdos. Tudo melhora quando são criadas receitas mais saudáveis e práticas. É o caso da proposta da jornalista Clara de Sousa, que recentemente se juntou ao universo NiT.
A receita da jornalista foca-se numa versão mini feita com batata doce e espinafres. Além de ser ligeiramente mais saudável, não leva qualquer massa. Isso faz com que possa ser confecionada rapidamente.
Do que precisa
— 1 batata doce pequena (200 a 250 gramas)
— 1 cebola pequena
— 75 gramas de bacon aos cubos
— 60 gramas de folhas de espinafre
— 90 gramas de queijo ralado (mistura 4 queijos)
— 4 ovos tamanho L
— 60 mililitros de leite
— sal e pimenta-preta a gosto
Como se faz
Comece por descascar a batata e rale-a, da mesma forma que faz com a cenoura. Esprema bem a mistura para sair o líquido e seque com papel de cozinha. Depois, pique a cebola e os espinafres.
Numa frigideira, cozinhe o bacon, sem azeite ou óleo. Opte por lume médio-baixo para que se solte a gordura. Quando os cubos estiverem alourados, tire-os, mas mantenha líquido suficiente para o refogado.
Junte, ao mesmo tacho, a cebola e batata ralada, deixando cozinhar durante cinco minutos. Tire do lume e reserve até que arrefeça.
Numa taça, deite os ovos e o leite. Bata-os e tempere com o sal e pimenta-preta. Adicione os alimentos refogados, os espinafres crus e dois terços do queijo ralado.
Passe para as formas de silicone untadas. Decore com o bacon e o restante queijo. Deixe cozer num forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos. Para saber se as quiches estão no ponto, fure o centro com um palito. Caso ele saia seco, tire-as. Aguarde um momento para as desenformar e sirva a gosto.
Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis e igualmente fáceis de preparar.