Gourmet e Vinhos

As tradicionais sardinhas albardadas estão de volta a Alcáçovas

A Mostra de Doçaria prepara-se para encher as ruas de Viana do Alentejo com doces tradicionais. Aproveite, a entrada é gratuita.

Os melhores doces conventuais alentejanos estão de regresso à vila de Alcáçovas para a XXII Mostra de Doçaria. Um dos principais objetivo do evento gastronómico é apresentar às novas gerações o melhor da pastelaria tradicional do distrito de Évora.

A mostra, organizada pelo Município de Viana do Alentejo, decorre entre 8 e 10 de dezembro, no Parque de Exposições Gamita (a entrada é gratuita). Uma oportunidade para provar várias receitas de bolo-real, amores de Viana e as famosas sardinhas albardadas, verdadeiros “testemunhos do passado que não podemos deixar partir com o tempo”, salienta a organização.

Guloseimas à parte, poderá contar igualmente com um fim de semana repleto de atividades para toda a família.  No primeiro dia de festa, destaca-se o showcooking com a confeiteira Margarida Ilhéu e o espetáculo dos Virgem Suta. Os miúdos também podem aprender a arte da pastelaria, no espaço atelier com a “Árvore dos Cupcakes”.

O evento contará também com a 10.ª edição do Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana que convida os confeiteiros presentes na mostra a submeterem as suas especialidades à apreciação do júri. Os três primeiros classificados irão ficar expostos até ao encerramento do recinto. A competição pretende sensibilizar para a importância da tradição “respeitando a genuinidade da cada doce”.

No dia seguinte (9 de dezembro), o chef António Melgão dinamiza um showcooking imperdível. A seguir, poderá participar na prova de vinhos “Hortas Velhas”, assistir à entrega de prémios do concurso e à atuação dos músicos De Moda em Moda.

A “Doce Caminhada” está marcada para a manhã de domingo (10 de dezembro). No programa deste último, destaca-se o espetáculo de dança de ballet “Fadas de Açúcar” e a animação do grupo coral Os Trabalhadores das Alcáçovas. E ainda uma demonstração da doçaria Casa Maria Vitória.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT