Muitos adoram-no, outros odeiam-no, uns não conseguem viver sem ele e há que nem o possa cheirar. Se há casas portuguesas onde o queijo faz quase parte da família, noutras nem entra. Este é um dos alimentos que mais discórdia causa, mas que nunca falta na mesa para acompanhar qualquer refeição.
De cabra ou de ovelha, mais ou menos amanteigado, é um alimento rico em vitaminas A, B12, cálcio, fósforo e zinco. Além de ajudar a estimular o cérebro, contribui para uma boa visão e, ao contrário do que se pensa, fornece muito mais proteína do que gordura.
Uma das especialidades que tira o melhor partido deste ingrediente é a pizza, como a que hoje lhe apresentamos. Não se assuste —é mais fácil de preparar do que parece.
Trata-se de um tronchetto, uma espécie de pizza com o formato de tronco, e é a sugestão perfeita para fãs de queijo. Quem o diz é Gennaro Langella, chef napolitano à frente da cozinha da M’Arrecreo. A pizzaria está aberta desde 2018 na capital e é detentora do certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, conhecido como a estrela Michelin das pizzas.
Do que precisa
— 290 gramas de massa de pizza (refrigerada)
— 25 gramas de tomate cherry
— 35 gramas de rúcula
— 30 gramas de queijo provola affunicatta
— 50 gramas de queijo mozzarella fior di latte
— 30 gramas de queijo mozzarella de búfala
— 15 gramas de queijo emmental
— 45 gramas de presunto de Parma
— 20 gramas de parmesão
— 15 gramas de natas
— 30 gramas de molho de tomate
— 35 ml de azeite extra virgem
Como se faz
Comece por aquecer o forno a 280 graus. Abra a massa da pizza e espalhe os queijos mozzarella fior di latte, provola afunicatta e o emmental. Feche a pizza em formato de tronco e deixe as extremidades semi-abertas. Coloque um pouco de molho de tomate na superfície e leve ao forno durante seis minutos. Ao fim deste tempo, retire-a e finalize com rúcula, presunto de Parma, tomate cherry, queijos parmesão e mozzarella de Búfala e um fio de azeite. Sirva logo de seguida.
