Gourmet e Vinhos

Auchan vai pagar 16 milhões de euros em prémios aos funcionários

Desde 1999, ano em que começou a conceder gratificações com base nos lucros, a marca já repartiu mais de 125 milhões de euros.
O valor é entregue em duas fases.

Os mais de 8.400 trabalhadores da Auchan, que se dividem pelos hipers, supers, lojas de ultraproximidade, gasolineiras, serviços de apoio e plataformas logísticas do retalhista alimentar, receberam cerca de dois salários em prémios. De acordo com a revista “Pessoas”, que pertence ao “Eco”, no total, o grupo distribuiu 16 milhões de euros este ano.

“O valor distribuído varia de acordo com os resultados alcançados em cada ano e em média, nos últimos nove anos, distribuímos o equivalente a dois salários por colaborador”, adiantou Jorge Filipe, diretor de recursos humanos da marca, à publicação.

Acrescentou: são elegíveis todos os “colaboradores efetivos com um mínimo de seis meses de empresa, sem faltas injustificáveis, representando 96 por cento de um universo de mais de 8.400 colaboradores”. O prémio é atribuído em duas fases, sendo uma parte em dinheiro (fevereiro) e outra em ações da empresa (maio).

Desde que começou a conceder gratificações com base nos resultados, em 1999, a marca já distribuiu mais de 125 milhões de euros. Segundo o gestor, 2021 foi o ano em que a cadeia entregou um valor maior aos colaboradores: 17,7 milhões de euros.

“Os valores distribuídos variam ao longo dos anos e dependem dos resultados alcançados em cada ano. Em 2020 foi distribuído um valor extraordinário a todos os colaboradores relativo ao reconhecimento do esforço das equipas no início da pandemia de Covid-19”, completou.

Anualmente, além da distribuição de lucros, a retalhista dá aos trabalhadores efetivos a possibilidade de comprar, de forma voluntária, ações do Fundo ValPortugal, até um montante máximo de 25 por cento do seu salário anual. “Para os novos colaboradores, nos primeiros dois anos de empresa, a Auchan oferece 100 ações a quem comprar 100 ações”.

Recentemente, o grupo abriu um espaço em Cascais, que até tem um rooftop com vista para o mar. Antes disso, tinha lançado um bacon vegetal e carne à base de fruta. Em março, começou a disponibilizar os novos suplementos saudáveis, em formato de cápsulas de café, da marca portuguesa Bettery.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT