Por estes dias, um quilo de bananas custa pouco menos de um euro. Mas há uma banana tão valiosa que, para provar apenas uma, é preciso pagar o equivalente a quase 40 quilos da fruta. Falamos da variedade de cor azulada, produzida pela Blue Java no sudoeste asiático. O preço? 41€.
Esta fruta tem-se distinguido pela cor azulada tanto da casca como da própria banana. Embora muitos pensem a tonalidade é resultado de uma modificação genética, é natural e cultivada um pouco por todo o sudoeste asiático, Havai e EUA. Tem ainda a particularidade, segundo quem já a provou, de saber a baunilha.
No entanto, segundo alguns produtores, estas características têm sido exageradas nas redes sociais. A casca da Blue Java — também conhecida como Ney Mannan na Índia, Java Blue, Vata e Pata nas ilhas Fiji e como “banana de gelado” no Havai e na Florida — tem uma tonalidade azul-esverdeada quando ainda está verde. Assim que começa a amadurecer, o tom vai-se desvanecendo e aproximando do amarelo que se reconhecem nas variedades mais comuns.
A comparação com o gelado e baunilha deve-se, segundo o produtor norte-americano Miami Fruit, à textura cremosa que a fruta tem. Mas, quanto ao aroma, o especialista admite ao “USA Today” que se aproxima mais à banana-maçã. Este produtor vende as famosas bananas online. No entanto, é necessário fazer uma pré-reserva porque o cultivo é lento e depende sempre das condições climatéricas.
Quem quiser provar, o melhor é mesmo começar a poupar. Uma peça custa 41€, sem contar com o valor dos portes de envio.
A banana azul é uma das mais de mil variedades que existem no mundo. Alguns investigadores já começaram a fazer testes para tentar recriar esta variedade com modificações genéticas para evitar que a fruta amadureça e ganhe um aspeto mais escuro. Os testes já foram aprovados nas Filipinas, Colômbia, Honduras, EUA e Canadá.