Apresentar novos sabores, tudo bem. Agora, diminuir o tamanho do chocolate é que não. As barras de KiT Kat estão a ficar mais pequenas e os fãs não estão a gostar disso. Por enquanto, é apenas no Japão que está a acontecer, e logo na versão mini, que é mais reduzida, e que conta com o maior número de vendas no país.
Segundo a revista americana “Food & Wine”, são vendidos no Japão perto de quatro milhões de Kit Kat mini todos os dias. A polémica surgiu depois de um consumidor ter pesado um chocolate que tinha comprado há pouco tempo e reparado que tinha menos peso do que era normal.
上が従来のキットカット。下がリニューアルしたキットカット。うああああああああああああああああこれ以上キットカットを縮めないでくれえええええええええええ pic.twitter.com/aMrBBLfBWC
— 鳴海圭矢 (@narumikeiya) October 4, 2020
A anterior versão pesava 12 gramas, enquanto que uma mais recente marcava dez gramas na balança, uma redução de 17 por cento. Em comunicado, a Nestlé confirmou que as barras estavam mais pequenas e que tudo se deveu a uma série de feedbacks que recebeu por parte dos clientes, preocupados com a ingestão de calorias e a quantidade de açúcar.
Na receita base do produto que é vendido no Japão, parte do açúcar foi trocada por leite de forma a reduzir a quantidade de calorias. A balança de Narumikeiya não estava bem ajustada já que os valores corretos, e divulgados pela Nestlé, indicam que que o peso anterior era de 11,6 gramas e que agora está nos 9,9 gramas.
As alterações na receita foram feitas em setembro.