Gourmet e Vinhos

Carolina Deslandes atua no festival que celebra a lendária sopa da pedra de Almeirim

A programação inclui mostra de produtos típicos da região e de artesanato, showcookings e artesanato. E concertos, claro.
Aponte na agenda.

Diz a lenda que, certo dia, um frade pobre e faminto que andava em peregrinação encontrou uma solução caricata para acabar com a fome. Ao chegar a Almeirim, bateu à porta de uma das casas e, quando os donos a abriram, mostrou-lhes uma pedra e perguntou se podia usar o fogão para fazer uma sopa com ela.

Como seria de esperar, os proprietários não acharam ser possível o que o estranho lhes dizia, mas a curiosidade falou mais alto e deixaram-no entrar. Satisfeito por alcançar o que pretendia, o frade lavou a pedra muito bem e pediu uma panela com um pouco de água, que levou ao lume.

Os donos então questionaram se não era preciso mesmo mais nada, ao que o religioso respondeu, matreiro, que com um fiozinho de azeite a receita ficava melhor. Ansiosos por ver no que ia dar, lá lhe deram o azeite. A este seguiu-se um pouco de carne, alguns enchidos, batata, feijão e coentros, tudo o que poderia contribuir para o prato ficar mais saboroso.

Não foi preciso muito para que um aroma delicioso se começasse a espalhar por toda a aldeia e atraísse outros curiosos que ficavam para saber como aquela história ia acabar.

Quando ficou pronta, sob o olhar atento de todos, deliciou-se com a sopa até à última gota. No fundo da panela, claro está, ficou apenas a pedra na origem de tudo. Quando o questionaram sobre ela, disse que era hora de lavá-la e levá-la consigo para outra vez. Assim fez, para espanto de todos.

Desde então, a sopa de pedra é um prato típico de Almeirim, cidade no distrito de Santarém, e, em junho de 2022, até foi considerada Especialidade Tradicional Garantida pela União Europeia — nomeação que a protege contra a falsificação e utilização indevida.

Pela importância, não surpreende, então, que tenha um festival em sua homenagem. E, sim, para alegria de todos, está de regresso. Acontece, de 30 de agosto a 3 de setembro, no Parque das Tílias, como já aconteceu no ano passado. A entrada é livre.

Além das várias tasquinhas com as versões do prato tradicional, o evento vai contar com as atuações de Carolina Deslandes e Miguel Azevedo, “entre muitos outros artistas”, garante a organização. É a mesma que revela esperar  a presença de milhares de visitantes na edição deste ano.

“No dia 30 de agosto, quarta-feira, os visitantes poderão assistir à atuação da banda de tributo ao Xutos e Pontapés. Miguel Azevedo atuará a 31 de agosto e Carolina Deslandes no dia 1 de setembro. No sábado, dia 2, sobe ao palco a banda Smells Like 90’s, e a encerrar o festival, no dia seguinte, será a vez da banda Entre Amigos”, acrescentam.

Este ano, a iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Confraria Gastronómica de Almeirim vai oferecer diversos concertos, tasquinhas, sessões de showcooking, artesanato e muita animação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT